Janela

Eae pessoal to com um problema aqui
fiz um menu bar ai adicionei os itens, mas eu não sei como fazer para abrir uma janela quando eu clicar em um item e abrir dentro dessa mesma janela

[quote=LuizRocha]Deixa eu ver se eu entendi: você quer que apareça uma nova janela quando você clicar num item da sua barra de menus, não é?

Se for isso, você terá de conhecer o uso de eventos em Java. Perocure em algum livro ou apostila esse assunto - ou me peça mais informações pelo e-mail homemletra@gmail.com

Em resumo, você vai ter de criar uma classe para essa nova janela, e usar o comando “setVisible(true)”, mais ou menos assim:

// na classe que contém a barra de menus:
import java.awt.;
import java.awt.event.
;
import javax.swing.*;
class MinhaClasse extends JFrame implements actionListener
{
ClasseDaOutraJanela janela2;
JMenuItem itemDeMenu;

(…)
// no construtor:
itemDeMenu=new JMenuItem(“Clique para abrir nova janela”);
itemDeMenu.addActionListener(this);
(…)
public void actionPerformed(ActionEvent e)
{
if(e.getSource()==itemDeMenu)
janela2.setVisible(true);
/* isso acima faz apacerer a nova janela quando o foco (in english: source) de um clique do mouse for o itemDeMenu*/
}
(…)
}

Agora, se você quer criar uma janela DENTRO da outra, com barra de título e tudo, de modo que a de dentro não possa ser movida para fora da de fora, aí confesso que não sei… :lol:

Talvez, nesse caso, você possa usar a ClasseDaOutraJanela (a qual, como eu imagino que você tenha imaginado, estende de JFrame) como um componente da janela de MinhaClasse.
Assim, depois de criar e instanciar janela2, você usaria o comando:

getContentPane()/ou qualquer outro painel/.add(janela2);

Mas isso é só intuição msaculina.
Espero que tenha ajudado.[/quote]

Vlw eu to começando a mexer com swing para fazer um sistema simples de cadastro e consulta, mas eu tava querendo é mostrar o conteúdo de outra janela nessa janela do menu

ola…

eu tambem estava fazendo um programa assim

faleu pela força

grato :!: :!:

Leandro

Deixa eu ver se eu entendi: você quer que apareça uma nova janela quando você clicar num item da sua barra de menus, não é?

Se for isso, você terá de conhecer o uso de eventos em Java. Perocure em algum livro ou apostila esse assunto - ou me peça mais informações pelo e-mail homemletra@gmail.com

Em resumo, você vai ter de criar uma classe para essa nova janela, e usar o comando “setVisible(true)”, mais ou menos assim:

// na classe que contém a barra de menus:
import java.awt.;
import java.awt.event.
;
import javax.swing.*;
class MinhaClasse extends JFrame implements actionListener
{
ClasseDaOutraJanela janela2;
JMenuItem itemDeMenu;

(…)
// no construtor:
itemDeMenu=new JMenuItem(“Clique para abrir nova janela”);
itemDeMenu.addActionListener(this);
(…)
public void actionPerformed(ActionEvent e)
{
if(e.getSource()==itemDeMenu)
janela2.setVisible(true);
/* isso acima faz apacerer a nova janela quando o foco (in english: source) de um clique do mouse for o itemDeMenu*/
}
(…)
}

Agora, se você quer criar uma janela DENTRO da outra, com barra de título e tudo, de modo que a de dentro não possa ser movida para fora da de fora, aí confesso que não sei… :lol:

Talvez, nesse caso, você possa usar a ClasseDaOutraJanela (a qual, como eu imagino que você tenha imaginado, estende de JFrame) como um componente da janela de MinhaClasse.
Assim, depois de criar e instanciar janela2, você usaria o comando:

getContentPane()/ou qualquer outro painel/.add(janela2);

Mas isso é só intuição msaculina.
Espero que tenha ajudado.