JApplet - Dúvidas de iniciante

3 respostas
K

Olá a todos.

Quero que me desculpem, caso minhas dúvidas sejam tão patéticas, quanto eu penso que são. Começei o estágio a cerca de uns 15~20 dias, e estou estudando Applets, lendo tutoriais, pdf's e afins.

Preciso utilizar os componentes: JSlider, RadioButtonList e JLabel. Nem começei a criação dos mesmos, pois não obtive sucesso em carregar o plano de fundo.

Meu problema inicial é como carregar a imagem de plano de fundo (MediaTracker ?, ou devo usar outro meio ?, JFrame ?, JPanel ?).
import java.awt.*;
import javax.swing.*;
import java.applet.*;
import java.net.*;

public class RadiacaoSolar extends JApplet{

int largura, altura;
   URL base;
   MediaTracker mediatrack;
   Image img = null;

public void init() {
      largura = getSize().width;
      altura = getSize().height;

// cria o plano de fundo

try {
	      mediatrack = new MediaTracker(this);
	      base = getDocumentBase();
	      img = getImage(base,"plano_de_fundo.jpg");
	      mediatrack.addImage(img,0);
	      mediatrack.waitForAll();
      } catch (Exception e) { 
	      e.printStackTrace();
      }

}

public void update( Graphics g ) {
      g.drawImage( img, 0, 0, this );
   }

public void paintComponent( Graphics g ) {
      update( g );
   }
}
Gostaria que me indicassem algum tutorial sobre JApplet, especificamente sobre como carregar os componentes na localização desejada.

Não tenho o conhecimento sobre como e/ou onde carregar esses componentes, devo colocá-los sempre em um JPanel ? Senão, como fazê-lo ?

Creio que mais do que o código propriamente dito, eu preciso aprender como utilizar corretamente os componentes dentro da Applet.

Vi vários exemplos utilizando: public void initComponents(), mas não sei como usá-lo adequadamente.