Olá a todos.
Quero que me desculpem, caso minhas dúvidas sejam tão patéticas, quanto eu penso que são. Começei o estágio a cerca de uns 15~20 dias, e estou estudando Applets, lendo tutoriais, pdf's e afins.
Preciso utilizar os componentes: JSlider, RadioButtonList e JLabel. Nem começei a criação dos mesmos, pois não obtive sucesso em carregar o plano de fundo.
Meu problema inicial é como carregar a imagem de plano de fundo (MediaTracker ?, ou devo usar outro meio ?, JFrame ?, JPanel ?).import java.awt.*;
import javax.swing.*;
import java.applet.*;
import java.net.*;
public class RadiacaoSolar extends JApplet{
int largura, altura;
URL base;
MediaTracker mediatrack;
Image img = null;
public void init() {
largura = getSize().width;
altura = getSize().height;
// cria o plano de fundo
try {
mediatrack = new MediaTracker(this);
base = getDocumentBase();
img = getImage(base,"plano_de_fundo.jpg");
mediatrack.addImage(img,0);
mediatrack.waitForAll();
} catch (Exception e) {
e.printStackTrace();
}
}
public void update( Graphics g ) {
g.drawImage( img, 0, 0, this );
}
public void paintComponent( Graphics g ) {
update( g );
}
}
Não tenho o conhecimento sobre como e/ou onde carregar esses componentes, devo colocá-los sempre em um JPanel ? Senão, como fazê-lo ?
Creio que mais do que o código propriamente dito, eu preciso aprender como utilizar corretamente os componentes dentro da Applet.
Vi vários exemplos utilizando: public void initComponents(), mas não sei como usá-lo adequadamente.
A interatividade do usuário no objetivo final desta Applet é mudar: a hora do dia (JSlider), a quantidade de nuvens (RadioButton), a altitude do ser-humano na tela (RadioButton), pois são basicamente esses os fatores que influenciam na radiação solar, portanto, preciso dominá-los.
Desde já agradeço a paciência.