.jar + API's extras

11 respostas
tandrade

Boa tarde!

Já busquei aqui no fórum alguma solução para meu problema, porém já fiz dos mil jeitos que o pessoal indicou em tópicos anteriores porém não obtive sucesso.

Meu problema é o seguinte, necessito distribuir minha aplicação em outra máquinas. Para isso dei um shift+F11 no netbeans e obtive a pasta “dist” na qual há os seguintes arquivos:

• /lib/absolute.jar
  • /lib/RXTXcomm.jar
  • /lib/swing-layout-1.0.3.jar
  • Commserial.jar

Já na pasta do projeto eu tenho os seguintes arquivos:
Ai nesse caso vao ter todas aquelas pastas que o netbeans cria normalmente:
[color=red]- /build

• /nbproject
  • /src
  • /test
  • /dist
  • manifest.mf
  • build.xml[/color]

Entendo também que para que isso se torne possível eu teria que editar o manifest.mf com o Class-Path do arquivo .jar extra, nesse caso o RXTXComm.jar. Pois bem, editei o miserável acrescentando:

Manifest-Version: 1.0
X-COMMENT: Main-Class will be added automatically by build
[color=red]Class-Path: lib/RXTXcomm.jar[/color]

Dai, para concluir, copiei a pasta /dist para outro pc cliquei no Commserial.jar e, para variar, não funcionou.

Meus caros, eu apenas escrevi essa história toda por que realmente não consegui resolver esse problema e já faz bem uns 3 meses hehe

se alguem puder ajudar seria extremamente interessante kkk

Obrigado

11 Respostas

rissato

se for um projeto web, basta vc gerar um .war

se for desktop, cria a estrutura como deve funcionar e depois cria um self-extractor que instala na maquina do usuario.

Jair_Rillo_Junior

Confirma alguns detalhes:

A estrutura gerada é a seguinte?

• /lib/absolute.jar
  • /lib/RXTXcomm.jar
  • /lib/swing-layout-1.0.3.jar
  • Commserial.jar

Ou seja, tem o arquivo Commserial.jar em um diretorio e dentro desse diretório tem outro subdiretório lib cm os 3 arquivos .jar?

Descompacta o arquivo Commserial.jar (fora do netbeans - pode ser através do winrar por exemplo) e vê se o arquivo manifest.mf está dentro do diretório META-INF. Confere o conteúdo dele.

Se mesmo assim estiver tudo OK, execute o arquivo .jar com o comando java -jar Commserial.jar e olha a exception que ele gerou.

tandrade

É uma aplicação desktop

@ Manchester

Vou descompactar para ver o que acontece :slight_smile:

Felagund

cara no netbeans adicione o RXTXcomm.jar no Libraries do NetBeans, assim basta so dar um build, vc não precisa editar o manifest.mf no braço basta levar TODOS os arquivos da pasta dist, includisve o diretorio lib para a nova pasta, ai deve funcionar

tandrade

Rapaz, eu fiz isso e executou perfeitamente no meu pc. Porém quando levei para o pc do lado, não funcionou… e esse é justamente meu problema pois preciso distribuir minha aplicação, sacou?

@Manchester

O manifest.mf está dentro do META-INF e está da seguinte forma:
Manifest-Version: 1.0
Ant-Version: Apache Ant 1.7.0
Main-Class: br.tandrade.Main
Class-Path: lib/RXTXcomm.jar
X-COMMENT: Main-Class will be added automatically by build

Felagund

engraçado comigo sempre funcionou dessa maneira. experimenta criar o jar no braço ou então cria um bat que execute o comando java -jar na sua aplicação para ver se executa.

Por acaso no seu codigo não tem nenhuma chamada para algum diretorio especifico da tua maquina? esse pode ser um dos princiapis problemas.

[]'s

tandrade

Pois então, a unica coisa de diferente que eu estou imaginando pode ser referente a criação da biblioteca, no caso eu to importando o .jar da pasta extensions do java… será que eh isso? Se for isso, onde eu deveria por o RXTXcomm.jar para importá-lo?? Dentro da pasta do projeto?

Felagund

adicione ele no libraries do projeto mesmo, o netbeans adiciona ele automaticamente no projeto.

tandrade

mas é assim q ta feito…

olhem esse topico aqui, sao basicamente os mesmos problemas… segui os mesmos passos e tudo…

ps: estou usando Netbeans 6.1

http://www.guj.com.br/posts/list/22363.java

tandrade

Alguem?

tandrade

Oi?

Criado 30 de julho de 2008
Ultima resposta 31 de jul. de 2008
Respostas 11
Participantes 4