Olá,
Tenhu uma aplicação feita no netbeans que conecta com o banco mysql. Até ai tudo certo, mas quando eu crio o jar do projeto não da nenhum erro. E quando rodo a partir do Jar tb tudo certo, o problema é q o sistema começa com uma tela de login, e quando insiro o login e clico no botão para entrar na minha tela principal, aparece um erro q não é possivel encontrar o driver. Mas quando eu executo tudo pelo netbeans o programa roda sem problemas.
Alguem sabe oq pode ser?
vlw
olá, vlw por responder.
cara, seguinte, vc sabe se tem como eu fazer isso pelo netbeans msm?
mas msm lendo esse artigo q vc passou eu continuo com a duvida.
eu tenho q adicionar o jar do driver para o jar da minha aplicação?
mas e o banco msm, onde eu devo colocar?
se puder me ajudar.
Vlw
Olá
[quote=cs.santos0]olá, vlw por responder.
cara, seguinte, vc sabe se tem como eu fazer isso pelo netbeans msm?
mas msm lendo esse artigo q vc passou eu continuo com a duvida.
eu tenho q adicionar o jar do driver para o jar da minha aplicação?
mas e o banco msm, onde eu devo colocar?
se puder me ajudar.
Vlw[/quote]
Pelo netbeans eu realemnte não sei…
Quando o Netbeans compila seu projeto, cria o JAR sem as libraries (Jars de terceiros) que, normalmente são guardadas dentro da pasta lib, na pasta de compilação do projeto (pasta dist\libs).
As vezes, o Netbeans não cria esta pasta libs na compilação.
Faz o segunte: do lado do seu Jar do programa (o compilado) cria “na unha” uma pasta “lib” e copia lá dentro o Jar do driver do MySQL.
Enjoy
iai, blz?
cara, mas nesse diretório ja existe uma pasta lib, eu copio o conector mysql pra dentro dela?..e depois crio um novo jar?
vlw
Não. Não sei se vai dar certo, mas vai ajudar a intender o erro.
Você inicia sua app fora do Netbeans, certo? E ai, não acha o driver do MySQL, certo?
Para iniciar sua app, você clica duas vezes no jar da app, ok?
Perguntas:
- do lado desse jar da app, tem a pasta lib?
- E dentro dela tem o jar do MySQL?
vlw a ajuda pessual.
Consegui fazer isso com o netbeans msm. Era só adicionar o jar do driver na Library do projeto.
Flw, um abraço
!
patrizio vlw pela ajuda hein, mas me tira uma dúvida, na hora de distribuir a aplicação para outro computador, como eu levo o banco junto.
Ele ja vai estar dentro do Jar executavel?..ou tenho q coloca-lo em outra pasta?
VLw