Jar executavel

fala pessoal,
seguinte… tenho uma aplicação desktop que eu fiz pelo netbeans…eu queria disponibilizar um icone na area de trabalho p nao precisar ficar compilando…ai eu usei o jar executavel…só que qd tu dá o o build no projeto, ele gera o .jar contendo só as classes…porém o meu sistema utiliza uma porrada de “.jar” pra banco de dados, graficos, enfim…toda vez q eu clico no jar executavel a aplicação abre, mas não faz nada pq o jar executavel não consegue acessar os outros .jar que a aplicação utiliza…
como faço p que o jar executavel possa “ver” esses outros “.jar” ?

Quando vc adiciona os jars na pastinha bibliotecas do projeto no netbeans, depois manda compilar e executar o programa, o netbeans automaticamente copia todo seu projeto mais os jars das bibliotecas pra dentro de uma pasta dist, procure essa pasta dentro do diretorio do seu projeto… provavelmente suas bibliotecas estao numa pastinha chamada lib
Caso nada disso tenha acontecido ai vc precisa apontar sua variavel de ambiente CLASSPATH pra uma pasta que contenha esses seus jars bibliotecas… mas isso sao cenas do proximo capitulo… tenta o que eu falei acima primeiro!!!
:smiley: :smiley:

Utilize o FatJar
fjep.sourceforge.net/

au adcionei os jars no projeto…e tah td beleza…tanto que qd eu executo pelo netbeans a aplicação roda normal…o problema eh esse jar executavel…eu abri ele…e só tem classe…e um arquivo manifest apontando pra classe principal…mas nao tem a pasta lib e nenhuma referencia pras bibliotecas .jar do projeto…

eu tb tentei colocar todos os jars no classpath…coloquei tb soh as pastas em que eles estao…mas nada deu certo…
ajuda ae >]

Passei por um problema semelhante recentemente. Dê uma olhada nesse tópico, vai te ajudar muito:

http://www.guj.com.br/posts/list/66378.java

:wink:

Rapaz, continuo insistindo: use o FatJar…
Vai te facilitar a vida. Pelo menos dê uma lida no que ele faz…

[quote=igorps]au adcionei os jars no projeto…e tah td beleza…tanto que qd eu executo pelo netbeans a aplicação roda normal…o problema eh esse jar executavel…eu abri ele…e só tem classe…e um arquivo manifest apontando pra classe principal…mas nao tem a pasta lib e nenhuma referencia pras bibliotecas .jar do projeto…

eu tb tentei colocar todos os jars no classpath…coloquei tb soh as pastas em que eles estao…mas nada deu certo…
ajuda ae >][/quote]

Ele cria a estrutura de jars dentro de uma pasta dist dentro da pasta do seu projeto netbeans, dentro da pasta dist tem seu jar e provavelmente uma subpasta lib onde estarao seus jars q vc adiciona as bibliotecas