.jar não conecta com o BD mysql

11 respostas
Scobar20

Boa noite,

Pessoal, seguinte meu problema…meu sistema funciona corretamente no eclipse, conecta com o BD normalmente.
Quando eu crio o .jar, ele não conecta mais com o BD. O programa roda, porém não conecta com o BD.
Rodei ele pelo prompt e ele apresentou o seguinte erro:

C:\Users\FelipeScobar\Desktop>java -jar VendasElisangela.jar jdbc:mysql://localhost/vendas_elisangela java.lang.ClassNotFoundException: com.mysql.jdbc.Driver at java.net.URLClassLoader$1.run(Unknown Source) at java.net.URLClassLoader$1.run(Unknown Source) at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method) at java.net.URLClassLoader.findClass(Unknown Source) at java.lang.ClassLoader.loadClass(Unknown Source) at sun.misc.Launcher$AppClassLoader.loadClass(Unknown Source) at java.lang.ClassLoader.loadClass(Unknown Source) at java.lang.Class.forName0(Native Method) at java.lang.Class.forName(Unknown Source) at essenciais.abstractdao.AbstractDAO.<init>(AbstractDAO.java:90) at revendedora.dao.RevendedoraDAO.<init>(RevendedoraDAO.java:20) at revendedora.controller.RevendedoraController.consultarTodos(Revendedo raController.java:168) at revendedora.controller.RevendedoraController.preencherTabela(Revended oraController.java:200) at revendedora.controller.RevendedoraController.abrirTela(RevendedoraCon troller.java:82) at principal.Principal.main(Principal.java:22) PossÝvel problema ao carregar o Driver de conexÒo do BD Exception in thread "main" java.lang.NullPointerException at revendedora.controller.RevendedoraController.consultarTodos(Revendedo raController.java:178) at revendedora.controller.RevendedoraController.preencherTabela(Revended oraController.java:200) at revendedora.controller.RevendedoraController.abrirTela(RevendedoraCon troller.java:82) at principal.Principal.main(Principal.java:22)

Eu coloquei o driver do mysql na pasta lib dentro do meu sistema e add o build path, assim como aprendi… XD
devo fazer mais alguma coisa?

11 Respostas

B

java -cp endereço/da/pasta/lib -jar MeuPrograma.jar

Scobar20

Então Bruno, infelizmente só isso não resolveu. Coloquei o lib da pasta jre, certo?
Andei vendo umas coisas de configurar classpath e manifest.mf, como e quando fazer isso?
Bom, como podem ver, estou começando a aprender…XD
vi pessoas dizerem q fazem o manifest.mf na mão, como faze-lo? onde coloca-lo? Pq devo faze-lo?

Scobar20

ja pesquisei mtas coisas sobre esse manifest.mf e o classpath mas não consegui entender ainda o que fazer
neles e nem como fazer…

vi que no CLASSPATH devo colocar o driver do mysql mas esse driver eu coloquei no
meu projeto, pro cliente eu vou passar somente o .jar e instalar o BD, além do JRE, não é? como vou colocar no classpath que esse driver existe no meu projeto? Ou tenho que colocar o driver no jre/lib/ext ALÉM do projeto???

agora referente ao manifest.mf, não entendi nada…sei que ele fica no projeto, devo altera-lo? Coloco o que nele?

Scobar20

alguem mais pode me ajudar?

Dark_Stalker

vc tentou baixar uma outra versao do driver, as vezes é isso, ou entao tentar utilizar outra IDE, o netbeans tem a opcao construir, que gera o .jar com todas as libs utilizadas.

Dark_Stalker

vc tentou baixar uma outra versao do driver, as vezes é isso, ou entao tentar utilizar outra IDE, o netbeans tem a opcao construir, que gera o .jar com todas as libs utilizadas.

Dark_Stalker

Dark_Stalker

Dark_Stalker

que droga, sai um monte de respostas, mals aew, internet lenta que nao carrega, daew atualiza e sai isso…

Scobar20

Confesso que não tentei, não achei que pudesse acontecer isso, já que no eclipse ele funciona corretamente, grava, altera, exclui, consulta…
somente qnd gero o .jar acontece isso…
não configurei o classpath e nem o manifest.mf, não sei como fazer isso, será que não tem algo a ver com essas duas coisas? Coloquei o driver no sistema, acredito que isso já deveria resolver, talvez seja alguma configuração que está faltando…mas não sei qual XD

Scobar20

Alguem me ajuda por favor…kkk

Criado 20 de março de 2013
Ultima resposta 22 de mar. de 2013
Respostas 11
Participantes 3