e aí pessoal… sô eu de novo…
Bem eu fiz um pequeno projeto utilizando o net beans… tá blz… funciona tudo direitinho no net beans… acessa o banco de dados(Mysql), gera Relatórios(Jasper+Ireport)…
só que o arquivo jar gerado pelo net beans, só abre os forms vazios… não acessa o bd… e não faz nada…
Acho q essa dúvida é básica mas lá vai… como eu faço para o jar funcionar, tem que copiar mais arquivos ou é só o .jar…digamos que eu instale a minha aplicação em outro micro… o que prescisa para ela rodar… além da JVM???
vc precisar colocar todos os jars que a sua aplicação dependente dentro do jar da sua aplicação em algum diretóiro, por exemplo “lib”
Aí no seu arquivo manifest você seta p classpath pra esse dir…
[]´s
JPinhead
please! algém pode me dizer como eu faço isso?
rodrigo_gomes
Classpath e o JAR
Muitas vezes nossa aplicação utiliza vários arquivos JAR. Para evitarmos a necessidade de expecificar no classpath da inicialização de nossa aplicação todos os arquivos necessários podemos usar o atributo Class-Path.
O valor desse atributo deve ser o caminho para os arquivos JAR ou diretórios a partir da localização do JAR. Este valor é adicionado ao classpath passado na linha de comando ou do sistema.
O pacote jar que contenha o manifesto com a linha acima poderá utilizar todas as classes do arquivo gui.jar e dos arquivos citados no subdiretório lib a partir da localização do JAR.
Este recurso facilita pois não é necessário conhecer o caminho completo dos arquivos .jar para adiciona-los ao classpath.
Seguinte após a criação do .JAR coloque uma pasta lib no mesmo nivel do .JAR e os jar’s externos dentro desta pasta lib sacou ? segue um exemplo de MANIFEST
nada funcionou ainda…
minhas classes iniciam assim
package Proj_x;
devo copiar todas as classes para um diretório expecífico, ou o jar do projero…(Proj_x.jar)
como deve ficar meu Jar executável?
O jar criado pelo net Beans só não acha os jar externos…
e o jar criado por mim não acha a classe main…
q
q
eu faço
V
Vegetto
Amigo, leia primeiro o manual de JAR do site da Sun…