Jar nao funciona ;~

oi pessoal, estou gerando um jar através do eclipse, usei todas as opções default do assistente, escolhi a classe main, coisa e tal, mas quando dou o duplo clique pra rodar o jar nada acontece… rodando pelo eclipse funciona normalmente.

alguém passou por algo do tipo que pode me ajudar? obrigado :wink:

Algumas vezes aconteceu isso comigo, o problema era que estava dando erro (Exceptions). Tente rodar via linha de comando java -jar nomeArquivo.jar (no prompt ou terminal - depende do SO) e verifique se não está sendo lançada nenhuma exceção.

realmente, deu exceção numa classe que eu fiz pra mudar o LookAndFeel do swing ;x

o que gera outras dúvidas HUAHUA, mas daí eu resolvo, sem problemas x)

vlw aí ^^

Nesse seu projeto tem bibliotecas de terceiros?

Se for um projeto simples tente abrir esse .jar com seus descompactador preferido e veja se tem uma pasta chamada META-INF.
Dentro dela deverá ter um arquivo chamado MANIFEST.MF semelhante a esse:

Manifest-Version: 1.0
Main-Class: com.meuprojeto.MainClass
Created-By: 1.6 (Sun Microsystems Inc.)

Se estiver dando errado faça esse .jar ná mão da seguinte forma:

1. Crie uma pasta em algum ponto do seu HD.
  2. Copie seus pacotes com os .class para dentro dessa pasta.
  3. Crie uma pasta META-INF com o arquivo MANISFEST.MF como acima.
  4. Acesse via prompt de comando a pasta do projeto.
  5. execute a seguinte linha:
    jar -cvfm “NomeDoSeuPrograma.jar” META-INF\MANIFEST.MF *
  6. Agora é so executar o seu .jar.

Att, Eliezer Reis

realmente é isso, instalei um pacote de terceiros…

mas tenho uma dúvida que sempre tive vergonha de perguntar ><
por que motivo eu tento usar o comando jar no cmd e ele diz que o programa não existe? a mesma coisa acontece com o javac, já o java funciona normal.
aí sempre usei o eclipse pra gerar jars, mas dessa vez não vai ser possível, daí já aproveito e tiro essa dúvida que me corrói faz tempo x) :oops:

obrigado ^^

Verifique sua configuração. Você deverá incluir no seu classpath o caminho para o lib e bin no diretorio java de sua instalação.

Obrigado, consigo usar o comando jar agora x)

Mas dúvidas sobre os jars em si surgiram :S

Como imagino que seja uma pergunta de nível básico, postei na outra seção do fórum. Eis o link:

http://www.guj.com.br/posts/list/72086.java

Se alguém quiser responder eu fico muito feliz x)