Jar + netbeans + absoluteLayout

Oi Gente…

Olha só: tenho uma aplicação que fiz inteira no netbens;
Essa aplicação usa o AbsoluteLayout;

Estou então me aventurando em criar o .jar dessa aplicação.

Fiz o manifest:
Manifest-Version: 1.0
Created-By: NetBeans IDE
Specified-By: SwarmSystem.jarContent
Main-Class: SwarmSystem
(essa é minha classe principal, ela tem o main)

Mapeei o diretorio com o jar do AbsoluteLayout, e inclui o próprio no jar

Compilei o jar

Tentei rodar via execute do netbeans, mas não rolou. Tentei então via console:
$ ~/j2sdk_nb/j2sdk1.4.2/bin/java -jar ~/diretorio-da-aplicacao/SwarmSystem.jar

Aí ganhei o erro:
Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: org/netbeans/lib/awtextra/AbsoluteLayout

O que estou fazendo de errado?

Obrigado!

Oi

robertoneto, o que está acontecendo é que a classe AbsoluteLayout que vc está usando é uma classe proprietária do NetBeans, vc pode resolver o problema colocando o caminho da classe no teu CLASSPATH, aí fica blz. Mas esta não é uma boa prática de programação, isto pq, se vc passar tua classe pra alguém e esta pessoa não tive ro NetBeans instalado ou mesmo que o tenha mas não tiver a classe AbsoluteLayout no CLASSPATH não irá funcionar.

T+

E como eu faço para distribuir programas que usem o Absolute layout?

Oi

robertoneto, uma alternativa é vc incluir a classe dentro do teu jar.

T+

Simplifique: use o null layout. É semelhante ao Absolute, é padronizado inter-IDEs, e ainda só com ele você pode alterar o tamanho do form no NetBeans.

amm… posso estar sendo redundante… mas sou realmente nada experiente nisso… tive que fazer um trabalho pra facul… comecei fazendo no jcreator e depois incrementei tudo no netbeans… o LZ89 disse pra por no null layout… soh q qdo poe nesse soh aparece os botoes da barra de titulo do windows… tem q puxar novamente a tela pro tamanho desejado… dai usei o absolute que até agora foi o unico que me deixou (alem do null, mas tem o problema q falei) colocar os componentes onde desejo… dai como faço pra nao ficar escravo de soh funcionar onde o NB esta instalado?

faz tempo que esse topico tá parado…

offender pra resolver esse problema do null layout vc tem que setar o setBounds
o netBeans inicializa as aplicacoes assim

pra ficar do tamanho que vc quer faça isso:

nomeclasse nomeobjeto = new nomeclasse(); nomeobjeto.setBounds(int posX, int posY, int largura, int altura); nomeobjeto.show();

espero ter ajudado

até mais

vai por mim meu querido
eu perdi a tarde inteira com esse pesadelo
useo null layout e eskece o absolute

Estou enfrentando o mesmo problema do nosso amigo, tanto usando o absolute layout, quanto outras que não me lembro agora… como faço para resolver este problema na prática… alguém tem um exemplo?