Olá galera, estou com o seguinte problema. Eu tenho um programa feito no eclipse em que usei o pacote visual para fazer a interface. O meu programa tem 4 classes sendo que uma delas (a que contém o main) foi feita automaticamente pelo gerador de códigos do pacote visual. Eu compilo o programa e funciona bem. Agora gostaria de criar um .jar pra ele mas não estou conseguindo. Eu clico com o botao direito em cima do projeto --> export --> java --> jar file, porem quando aparece na terceira janela a opção para escolher a classe que contém o main, não aparece classe alguma!
Fiquei pensando se poderia ser algum problema de eu ter usado o pacote visual, ou porque eu estou usando várias classes…num sei to meio perdido, porque eu já usei esse caminho uma vez pra gerar um .jar para uma aplicação muito simples que tinha apenas uma classe, então não sei ainda as limitações do eclipse para isto…
Se alguém souber o que está acontecendo e puder me indicar o caminho para solucionar isto será ótimo. Se alguém de repente souber algum outro caminho diferente que funcione pode mandar opiniões…
Valew!
eu so meio iniciante mais ja que nimguem respondeu…quem sabe eu do alguma ajuda…
olha kra, eu uso o net beans, quando eu clico la no “montar projeto”, ele gera um jar pra mim dentro do diretorio dist do projeto em questão, jar esse com o manifest.mf errado, ai eu abro la e altero ele colocando a main class.
dando uma pesquisada encontrei esse tutorial:
http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.42.1.guj
la tem uma lista de comandos de como gerar arquivos jar, só da uma olhada e executa.
nesse topico o criador disse que tirava duvidas…
“Por favor, coloque as suas dúvidas e seus comentários sobre este tutorial aqui.
Sinta-se livre para fazer qualquer tipo de pergunta, desta maneira você estará nos ajudando e aos outros usuários!” (o unico problema é o topico ser de 2002, mais de repente com o q deve ter la ja até resolve seu problema…)
http://www.guj.com.br/posts/list/4134.java#20009
espero ter ajudado…
bom…caso vc consiga gera o seu jar e coloca os seus .class la dentro, segue o exemplo de um manifest bem basicao:
Manifest-Version: 1.0
Ant-Version: Apache Ant 1.6.5
Class-Path: meta-inf\
Created-By: 1.6.0_02-b06 (Sun Microsystems Inc.)
Main-Class: sua_Classe_Com_Main
esse meta-inf é um diretorio que tem que ter o arquivo manifest.mf (pode ser gerado no proprio bloco de notas e nomeado assim)
suas classes podem fica direto no arquivo jar, se vc cria um diretorio dentro dele e coloca as classe, ali no Main-Class: vc tem q coloca o caminho (diretorio/classe).
no final do arquivo tem que ter uma linha em branco, senão nao funciona.