.jar

3 respostas
F

É o seguinte:
Criei minha aplicação “toda” usando netbeans, em minha aplicação usa-se relatorios, é de conhecimento de todos que para se trabalhar com relatorios jasperreport em java precisa-se de algumas “bibliotecas” (arquivos jar). muito bem, foi criado uma pasta onde coloquei todos os jars necessaŕios relacionados à relatorios, no netbeans para que a aplicacação funcionasse eu montei esses jars, beleza, dentro do netbeans funciona perfeitamente. O problema está na hora de criar o jar (“executavel”) da aplicação, como farei para criar o jar incluindo todos jars relacionados à relatorios para que a aplicação funcione perfeita fora do ambiente do netbeans?

Desde ja agradeço a colaboração.

3 Respostas

A

Olá.
Tenho uma aplicação desenvolvida nesse mesmo ambiente - NetBeans e os relatórios desenvolvidos com iReport. Cada relatório que eu criei foi compilado gerando um arquivo .jasper, que eu carrego dentro da minha aplicação usando o método JRLoader.loadObject( meu_relatorio )
Bem, quando você dá um build no teu projeto o NetBeans cria a pasta dist, onde está a tua aplicação, OK? Basta deixar os arquivos .jasper dentro da mesma pasta.

F

Obrigado pela ajuda, executarei sua ideia logo depois, pois agora estou na facu…

J

Na realidade não dá pra você colocar um jar dentro do outro, você precisa distribuir todos os jars.

E informe no arquivo manifest.mf na clausula “Class-Path” os jars que serão usados.

ex.:

Class-Path: jasper-reports.jar,swing-layout.jar,etc.jar

Se não me engano o Netbeans já insere isso no manifest.mf, colocando um lib/ na frente, o que significa que você precisa criar uma pasta lib dentro da pasta onde está seu jar e colocar os outros jar’s dentro dela… se o netbeans não colocar automaticamente, você vai ter que colocar você mesmo.

Criado 27 de abril de 2007
Ultima resposta 27 de abr. de 2007
Respostas 3
Participantes 3