Jar

Pessoal nunca trabalhei com pacotes etc, sempre coloquei os .class dentro do WEB_INF/classes e sempre rodou.

Mas galera fui tentar instalar aquele pacote do tutorial do chat (gujchat.jar) po ele é cheio de pastas e tal, alguém com uma boa alma poderia me falar como isso funciona ? como rola esses esquemas de pacotes, de jars em um TOMCAT ou JBOSS.

Como instalo o gujchat.jar no TOMCAT ?

Desde já agradeço pela atenção de todos.

entaum, se voce sempre trabalhou com o diretorio classes e quer continuar com ele basta voce deszipar todas as classes NA MESMA ESTRUTURA QUE ESTA DENTRO DO JAR dentro do diretorio WEB-INF/classes.

Prontinho

Por exemplo, a classe br.guj.chat.servlet.Login (se existir) deve ser colocada em
WEB-INF/classes/br/guj/chat/servlet/
Essa estrutura ja esta no arquivo jar entao nao se preocupe q o winzip ou unzip -d da conta do assunto.

Se voce quiser, pode simplesmente colocar o .jar no diretorio WEB-INF/lib e tambem ja estara pronto para rodar, mais simples e sem complicacoes.

Os pacotes/diretorios que voce se refere sao utilizados para classificar as classes. Eh importantissimo nao utilizar classes sem pacotes!

Guilherme

Po valeu Guilherme… me deu uma grande ajuda…

Sérgio

E só mais uma pergunta cara… como eu coloco ele dentro do JBOSS… tipo se colocar dentro da pasta Deploy ele entra normalmente ???

creio q para dar um deploy no application server voce precisa de uma aplicacao, e nesse caso o .jar eh um simples pacote jar, nao uma aplicacao completa (como no caso um .war). se voce visitar o site do gujChat pode encontrar uma versao .war do projeto:
http://www.guj.com.br/gujChat
a versao corrente sera substituida em breve por uma (extremamente) avancada que estou terminando

abraco

guilherme