Jar's e documentacao do Hibernate

12 respostas
B

[i]Ola amigos, estou iniciando meus estudos com o framework Hibernate. Notei em diversos tutoriais que andei verificando na internet, que o pessoal cria uma pasta LIB com os jar’s do Hibernate e eles ficam disponiveis apanas para aquele projeto.

Ate ai tranquilo, rodou tudo de boa. Porem me surgiu o seguinte questionamento e não consegui encontrar uma resposta satisfatória.

Sera que não ha uma forma de colocar os jar’s do Hibernate direto no classpath da minha instalação do Java? Pois fiz isso com o MySQLConnector para não ter que ficar me preocupando com o jar do connector do MySQL.

Vi também que existe a documentação do Hibernate na pasta que extrai. Haveria uma forma de colocar junto com a documentação do Java? Não sei se influenciaria, mas percebi que não aparece uma descrição dos métodos que uso do Hibernate como aparecem nos métodos que uso do Java.

Uso o Eclipse como IDE.

Desculpem se não fui muito claro, mas tentei detalhar o quanto pude.

Muito obrigado desde já![/i]

12 Respostas

rogelgarcia

Para ver o comentário dos métodos, você tem que associar o código (JAR) ao arquivo com o código fonte.

Acho que tem uma pasta onde vc pode colocar os lib do hibernate e funcionar para todos os projetos. E você terá que na sua IDE mudar o conjunto de bibliotecas padrão do seu JRE. Mas não é uma pratica comum. E nem trivial de fazer, e nem recomendado. É quase uma gambiarra.

É melhor criar um User Library na sua IDE com as bibliotecas do hibernate e associar aos projetos que utilizarem hibernate.

A IDE que você utiliza é o eclipse?

B

[i]Sim! Utilizo o Eclipse!

Na verdade também vejo como gambiarra, afinal não são todas as minhas aplicações que utilizarão as Libs do Hibernate, quanto a isso, usarei as libs somente no projeto que realmente vá utilizar o Hibernate para persistência e criarei uma pastinha para eles no projeto.

Agora quanto a documentação do Hibernate, vi que existe um jar que você também importa no seu projeto que te mostra o javadoc do método/classe, porem não encontro esse jar para a versão que estou usando (3.6.5-Final).

O que achei foi este, que foi extraído deste tutorial:

Sera que ha algum problema em usar o da versao do link acima? E outra, nesse caso, como se trata apenas de documetacao, posso colocar o Jar na minha classpath do Java mesmo?

Muito obrigado![/i]

rogelgarcia

Linka o código fonte… ao invés do Javadoc (acho que no eclipse o Javadoc nem funciona direito)

Além de mostrar as informações dos métodos, dá pra vc entrar no método e ver a implementação (muito útil as vezes)

rogelgarcia

Leia isso primeiro:

http://www.javaframework.org/portal/2010/03/16/entendendo-a-plataforma-java-para-leigos/

B

[i]Ok amigo, muito obrigado. Já li o link e o mesmo não sanou minha duvida.

Vou continuar minhas pesquisas.[/i]

rogelgarcia

O link era para vc começar a aprender… e nao para sanar sua dúvida :smiley:

B

[i]Pois é amigo, dessa parte eu já passei. [;)]

Minha duvida era referente a uma configuração na IDE. A única coisa que esta faltando é isso, o resto já consegui resolver.

Muito Obrigado![/i]

rogelgarcia

Cara foi mal demais… ahahhahahah

Esse link era para eu postar em outro tópico… mil janelas abertas me confundi… foi mal

B

[i]Haha!

Que é isso cara! Não esquenta não!

[]'s[/i]

rogelgarcia

Abra qualquer classe do hibernate com o comando CTRL+T

A classe vai aparecer em bytecode… mas haverá um botão… atach source… clique nele e escolha o arquivo que contém o fonte do hibernate…

rogelgarcia

Talvez seja CTRL+SHIFT+T

B

[i]Agora sim! Ele esta mostrando o javadoc corretamente!

Muito obrigado amigo! Pela paciência também! ;)[/i]

Criado 8 de julho de 2011
Ultima resposta 8 de jul. de 2011
Respostas 12
Participantes 2