br.cassolato.Relatorios
nesse tem as classes q invocam um arquivo .jasper para eu mostrar o meu relatorio.
no pacote
br.cassolato.Relatorios.RelJasper esta o meu .jasper
queria saber com eu faco a minha invocacao pra ele dentro do meu .jar pra eu colocar o meu .jasper dentro do meu .jar, pois se e passar o caminho( c:/…/br/… ele funciona ).
// RelPadrao.javapackagebr.com.urdcnorte.segUnimed.Relatorios;importjava.io.File;importjava.util.Collection;importjava.util.HashMap;importjava.util.Map;importjavax.swing.JOptionPane;importnet.sf.jasperreports.engine.JasperFillManager;importnet.sf.jasperreports.engine.JasperPrint;importnet.sf.jasperreports.engine.JasperReport;importnet.sf.jasperreports.engine.data.JRBeanCollectionDataSource;importnet.sf.jasperreports.engine.util.JRLoader;importnet.sf.jasperreports.view.JasperViewer;/** * Classe que realmente monta o relatorio * Esta possui um metodo que recebera uma Collection * Contendo a lista recebida da consulta e entao apresentara * em um formulario */publicclassRelPadrao{/** * Método responsável por montar o relatório * Recebe como parametro a Collection Recebida da * Consulta SQL feita pela repectiva classe invocada * na acao do menu Relatorios do formulario principal * */publicvoidMontaRelatorio(Collectioncoll){// Pega o endereco do .jaspertry{// Manipula os beans da collection recebida para o relatorioJRBeanCollectionDataSourceds=newJRBeanCollectionDataSource(coll);// Parte de configuraçao do ReportJasperReportjr=(JasperReport)JRLoader.loadObject(getClass().getResourceAsStream("/RelJasper/Relatorio.jasper"));// Parametros do RelatorioMapparametros=newHashMap();// monta os objetos para Saida para a TelaJasperPrintimpressao=JasperFillManager.fillReport(jr,parametros,ds);// Mostra na tela usando o JasperViewerJasperViewerjrviewer=newJasperViewer(impressao,false);jrviewer.setVisible(true);}catch(Exceptione){JOptionPane.showMessageDialog(null,"Erro:\n"+e.toString());e.printStackTrace();}}}
esta dando null poiner exception, oq sera q e ?
_fs
Não li o seu código. Em que linha está ocorrendo a NullPointerException?
C
cassolato
JasperReport jr = (JasperReport) JRLoader.loadObject( getClass().getResourceAsStream("/RelJasper/Relatorio.jasper") );
essa aqui
keller
poderia colar a exceção aqui?
*acho que ele nao está encontrando o relatorio…