Jasper ou Ireports?

Olá pessoal,

Estou com um problema, preciso fazer ulguns relatórios e apresentar para um cliente na proxima terça.
O problema é que ainda não gerei nenhum relatorio com o jsf, andei pesquisando e vi que existe o Jasper e o Ireports, estou com essas dúvidas:

1. Qual é melhor para trabalhar com JSF?
  2. Quais os recursos que eles oferecem?
  3. Existe algum tutorial deles com JSF?
  4. É possível gerar relatório somente com o JSF?

Desde já agreço pela ajuda!
Abraços

Na verdade pedir uma comparação de JasperReports com iReport é o mesmo que comparar banana com abacaxi.
O jasper eh uma API que gera relatórios a partir de um arquivo xml (jrxml) que define o formato do seu relatório.
Mas montar esse xml na mão é muito trabalho e coisa de maluco, aí que entra o iReport. Esse cara é tipo uma “IDE de relatórios”, onde você clica e arrasta componentes e monta a cara do seu relatório do jeito que vc quer sem sofrer com tags XML, da até pra se ter um preview. Feito isso ele gera o arquivo xml que vc precisa, dai no seu codigo você o usa pra gerar os relatórios.
Existem N tutoriais na internet, até um plugin de jr com jsf (nunca usei).
Da uma googlada que tu acha isso fácil.
Depois quando estiver com mais duvidas posta ai.

Abraços.

Valeu amigo, já meu deu um rumo para seguir!

Você sabe se eu posso gerar relatórios direto no jsf, sem utilizar o jasper/ireport? nem precisa gerar pdf, so para visualização.

E esse XML gerado pelo ireport, alguem sabe como integrar com o jsf?

Abraços.

Então cara, tive um caso semelhante.
Gerei o xml pelo iReport e no managedBean chamei os caras do jasperreports pra usar aquele xml e montar o relatório pra mim.
Feito isso mandei o pdf que ele gerou pro cara abrir ou salvar como pdf na maquina dele.

O que fiz pra exibir um preview na página foi usar o compoente a4j:mediaOutput que vem no richfaces.
Gerei o relatório, exportei todo pra jpg pelo jasper e abri esse jpg no mediaoutput dinamicamente.
Teoricamente o mediaoutput tbm abre pdf’s, mas quase ninguem consegue essa façanha uauhahuaua.
Tem que pesquisar bastante ainda e fazer mtos exemplos.

Abraços!

Como o Tchelo falou os dois se completam. O ideal é usar os dois. Voce usa o Ireports para gerar os relatorios compilados (ou os xml mesmo) e usar esses compilados para imprimir o relatorio usando o jasper.

Precisamente, foi o que faltou na minha explicação.

Ai você faz o que quiser com o relatório, imprime, exporta pra pdf e salva em disco, exporta pra xls e manda pro navegador do usuário, manda em anexo em um e-mail pra sogra… etc etc etc.

Entendi, valeu galera!

Vocês poderiam mostrar um exemplo de utilização do jasper/ireports com o jsf?