Estou com um problema, preciso fazer ulguns relatórios e apresentar para um cliente na proxima terça.
O problema é que ainda não gerei nenhum relatorio com o jsf, andei pesquisando e vi que existe o Jasper e o Ireports, estou com essas dúvidas:
Na verdade pedir uma comparação de JasperReports com iReport é o mesmo que comparar banana com abacaxi.
O jasper eh uma API que gera relatórios a partir de um arquivo xml (jrxml) que define o formato do seu relatório.
Mas montar esse xml na mão é muito trabalho e coisa de maluco, aí que entra o iReport. Esse cara é tipo uma “IDE de relatórios”, onde você clica e arrasta componentes e monta a cara do seu relatório do jeito que vc quer sem sofrer com tags XML, da até pra se ter um preview. Feito isso ele gera o arquivo xml que vc precisa, dai no seu codigo você o usa pra gerar os relatórios.
Existem N tutoriais na internet, até um plugin de jr com jsf (nunca usei).
Da uma googlada que tu acha isso fácil.
Depois quando estiver com mais duvidas posta ai.
Abraços.
A
apalmeira
Valeu amigo, já meu deu um rumo para seguir!
Você sabe se eu posso gerar relatórios direto no jsf, sem utilizar o jasper/ireport? nem precisa gerar pdf, so para visualização.
E esse XML gerado pelo ireport, alguem sabe como integrar com o jsf?
Abraços.
Tchello
Então cara, tive um caso semelhante.
Gerei o xml pelo iReport e no managedBean chamei os caras do jasperreports pra usar aquele xml e montar o relatório pra mim.
Feito isso mandei o pdf que ele gerou pro cara abrir ou salvar como pdf na maquina dele.
O que fiz pra exibir um preview na página foi usar o compoente a4j:mediaOutput que vem no richfaces.
Gerei o relatório, exportei todo pra jpg pelo jasper e abri esse jpg no mediaoutput dinamicamente.
Teoricamente o mediaoutput tbm abre pdf’s, mas quase ninguem consegue essa façanha uauhahuaua.
Tem que pesquisar bastante ainda e fazer mtos exemplos.
Abraços!
rollei
Como o Tchelo falou os dois se completam. O ideal é usar os dois. Voce usa o Ireports para gerar os relatorios compilados (ou os xml mesmo) e usar esses compilados para imprimir o relatorio usando o jasper.
Tchello
Precisamente, foi o que faltou na minha explicação.
Ai você faz o que quiser com o relatório, imprime, exporta pra pdf e salva em disco, exporta pra xls e manda pro navegador do usuário, manda em anexo em um e-mail pra sogra… etc etc etc.
A
apalmeira
Entendi, valeu galera!
Vocês poderiam mostrar um exemplo de utilização do jasper/ireports com o jsf?