Tenho um column footer no meu relatório, mas quero que ele apareça somente na primeira página. Nas outras, o column footer não deve aparecer e o detail band deve se expandir, completando o espaço até o final de cada página.
Tentei usar “PrintWhen Expression” no column footer, para ser exibido só na primeira página:
new java.lang.Boolean($V{PAGE_NUMBER}.intValue()==1)
O column footer apareceu só na primeira página, como esperado, mas da 2ª página em diante fica o espaço vazio no final das páginas, o detail band não se expande até o final das páginas…
Realmente, pelo jasper não tem como fazer isso. As bandas Footer e Column footer não podem ser redimensionadas em tempo de execução, mesmo que você não exiba na segunda página o espaço em branco vai permanecer.
Existe um tópico no forum deles um pedido para que isso seja feito, mas já foi solicitado uma vez porem disseram que não ia ser implementado por que o jasper foi projetado de uma forma e não tem como isso ser feito.
A única forma que eu encontrei de fazer o rodapé aparecer somente na primeira página e não ficar o espaço em branco na segunda foi gerando dois relatórios e fazendo o merge.
Outra maneira também seria usar a classe JasperDesign para gerar o relatorio na “unha” e setar a banda footer p/ “null” na segunda página. Só que ai da muiiito trabalho.