Jasper Report

8 respostas
italomatos

Bem pessoal , sou iniciante no que se diz respoeita a relatorio na Web Usando o IReport e o JasperReport.

Fiz um relatorio com o iReport , e queria exibir isso em um pdf , em um sistema meu web.
Coloquei coisa bem simples , mas o erro que deu foi o seguinte:

“Error loading object from file : D:\Arquivos de programas\Apache Software Foundation\Tomcat 5.5\webapps\testes\reports\testando.jasper”

no meu servlet tem o seguinte:

HashMap parametros=new HashMap();

JasperReport report = JasperManager.loadReport(D:\Arquivos de programas\Apache Software Foundation\Tomcat 5.5\webapps\czar\reports\testando.jasper);

JasperPrint impressao=JasperManager.fillReport(report,parametros,this.getConexao());

JasperManager.printReportToPdfFile(impressao,D:\Arquivos de programas\Apache Software Foundation\Tomcat 5.5\webapps\czar\reports\testando.pdf);

alguem sabe o que possa ser?
valeu

8 Respostas

C

Italo,

o arquivo testando.jasper existe? Voce sabe que o arquivo de modelo do jasperreport possui extensao jrxml, e que e necessario compilar para ele se tranformar num arquivo com extensao jasper, correto?

Caso o arquivo exista, verifique se o caminho esta correto, pois na mensagem de erro o caminho informado esta diferente do que voce postou.

De qualquer forma, como voce quer gerar o relatorio atraves de uma aplicacao web, o metodo “printReportToPdfFile” nao seria o mais adequado, visto que este metodo gera um arquivo fisicamente no disco. Imagine varios usuarios gerando o relatorio ao mesmo tempo. Como o nome do arquivo e o mesmo, ele ficara sempre sobrescrevendo o mesmo, e pode ocorrer de um usuario visualizar o relatorio de outro, ou dar exception no servlet pois o arquivo pode estar alocado para um usuario e por isso o jasperreport nao consegue sobrescreve-lo.

Abaixo envio o código de um exemplo que fiz gerando o relatorio atraves de stream:

package relatorio;

import java.io.*;
import java.net.URL;
import java.sql.*;