Jasper Reports e Configurações de Impressão no Cliente

Pessoal,

Eu gero um relatório web em Excel usando o Jasper Reports.
Só que agora eu preciso deixar o cliente imprimir o relatório clicando num ícone de impressão, semelhante ao que existe na barra de menus standard do Excel.
Isso é possível usando o Jasper, sem eu ter que apelar adicionando um botão IMPRIMIR num frame na página jsp do relatório? Também não quero que o usuário clique CTRL + P.

Outra questão: Posso alterar a orientação da impressora do cliente (PORTRAIT->LANDSCAPE) de acordo com as necessidades do meu relatório?

Agradeço se puderem responder!

Marcio.

tu pode colocar um comando javascrip pra fazer aparecer esse prompt

[quote][/quote]

EDIT:
então caso você queira utilizar com uma figurinha de impressao:

:wink:

Sim, eu já pensei nessa solução. Mas eu quero saber se existe uma forma de fazer isso sem usar javascript. Por exemplo, quando gero o relatório em PDF eu tenho a opção de imprimir e salvar visual automaticamente. A barra de ferramentas aparece no menu.

A diferença é que para o arquivo PDF utilizo o código

bytes = JasperExportManager.exportReportToPdf(print);

Em Excel uso o código

JRXlsExporter exporter = new JRXlsExporter();
ByteArrayOutputStream xlsReport = new ByteArrayOutputStream();
exporter.setParameter(JRExporterParameter.JASPER_PRINT, print);
exporter.setParameter(JRExporterParameter.OUTPUT_STREAM, xlsReport);
exporter.setParameter(JRExporterParameter.OUTPUT_FILE_NAME, pathRelatorio + ".xls");
exporter.setParameter(JRXlsExporterParameter.IS_ONE_PAGE_PER_SHEET, Boolean.FALSE);
exporter.setParameter(JRXlsExporterParameter.IS_REMOVE_EMPTY_SPACE_BETWEEN_ROWS, Boolean.TRUE);
exporter.setParameter(JRXlsExporterParameter.IS_AUTO_DETECT_CELL_TYPE, Boolean.TRUE);
exporter.exportReport();
bytes = xlsReport.toByteArray();
xlsReport.close();

bom, pelo java acredito que não tem solução, a não ser que tu faça o cara fazer download do teu relatório e fazer com que ele abra no programa adequado (por exemplo, se você fez o teu relatório em PDF, faz o cara baixar, daí ele abre no acrobat e imprime) :stuck_out_tongue: