Jasper Reports + Tomcat

Estou usando o Jasper Reports + o Tomcat para criar relatórios PDF e estou enfrentando um problema com o carregamento de imagens .gif.

No IReport se eu seto nas propriedades da figura, em Image Expression o caminho completo, p.e.:

C:\\jakarta-tomcat-5.0.19\\webapps\\custos\\img\\hspm.gif

a imagem é carregada normalmente. Porém essa aplicação poderá rodar tanto em Linux quanto Windows e talvez JBoss fica inviável recompilar os relatórios de acordo com a configuração do servidor.

Já procurei no Google, mas não encontrei documentação de como configurar as figuras com o path relativo.

Alguém já passou pelo problema? Alguma sugestão?

Já resolvi meu problema, basicamente, o que eu tinha que fazer era criar um parameter no meu relatório, colocá-lo na image expression e no servlet adicionar o parâmetro no Hashmap que é passado.

Uma outra dúvida acabou surgindo: nessa minha aplicação eu tenho que criar PDFs que são temporários. Onde vocês costumam criar arquivos temporários em suas aplicações? Eu criei uma pasta temp na minha aplicação que eu limpo periódicamente, mas não sei se esse seria o meio “correto”.
Além disso como vocês apagam os arquivos temporários depois que não são mais necessários?