Jasper - subreport não funciona dentro do .jar

Galera…
Estou com problemas no jasper dentro do .jar da aplicação, na IDE o mesmo funciona perfeitamente.

o que ocorre é que, um relatório que contém sub-relatório não está sendo exibido quando gero o .jar da aplicação.
o erro que ocorre é que o relatório principal está tentando encontrar o subrelatório no endereço absoluto, ou seja, por exemplo C:\projects\relatorios\subreport.jasper
Alguém sabe como faço para mudar esse esquema e o relatório principal efetuar a busca a partir do endereço relativo.

Obrigado !!

obs: tenho outros relatório que não utilizam subrelatório que funcionam perfeitamente dentro do .jar

Não sei como vc está criando seus relatórios, mas acredito que esteja usando o IReport, se estiver, quando cria o subrelatório uma das primeiras coisas que ele pede é para definir como o relatório principal vai encontrar o subrelatório, atraves de caminho absoluto, ou atraves de um parãmetro ($P{SUBREPORT_DIR}). Neste caso escolha atraves do parâmetro, e durante a execução do relatório no seu código, passe o o caminho do subrelatório para o parâmetro $P{SUBREPORT_DIR} assim como vc passa um parâmetro para o relatório normalmente.
Lembrando que se vc estiver usando em uma aplicação web, tem que passar o caminho que vc vai encontrar atraves do contexto de execução do seu servidor web.

Se ainda ficar alguma dúvida, consulte o seguinte link http://jasperforge.org/website/ireportwebsite/IR%20Website/ir_subreports.html?header=project&target=ireport

então to com o mesmo problema, só que no meu caso é aplicação web.
É o seguinte tenho um relatório mestre onde dentro deste tenho 5 subrelatorios, no iReports funciona de boa… so que quando o chamo no navegador, aparece tudo menos os subrelatorios parece que nao estão sendo chamados. No iReports to usando o parâmetro, só que ta configurado um valor como default no parâmetro se eu não informar nada.
Alguma ideia do que pode ser?
obrigado.

Na maioria das vezes quando o sub relatório não exibe é porque não foi configurado o caminho dele por parâmetro no relatório principal ou não foi passado o data source com os dados para impressão dele.
Tem como você postar o código de como está fazendo para gerar o relatório ?

[quote=Hebert Freitas]Na maioria das vezes quando o sub relatório não exibe é porque não foi configurado o caminho dele por parâmetro no relatório principal ou não foi passado o data source com os dados para impressão dele.
Tem como você postar o código de como está fazendo para gerar o relatório ?[/quote]
Cara era isso msm. No relatório principal tinha um novo parâmetro “SUBREPORT_DIR” nele já tava configurado um valor default, que era o caminho onde ficam os sub relatórios, porém não sei porque mesmo assim ele não dava certo, então resolve testar passando o mesmo caminho só que como nos outros parâmetros normais e deu certo. Vlw msm cara brigadão.