JasperReport + JasperStudio

3 respostas
java
L

Boa noite pessoal.

Estou tendo um problema no mínimo estranho.
Vamos lá, criei um design pelo JasperStudio com um TextField (com StaticText funciona normalmente) onde tenho texto fixo concatenado com parâmetros, porém caso o texto for acentuado e o arquivo .jrxml for compilado (para .jasper) através de um projeto Java no Netbeans, o caracter aparece “zuado”, exemplo: “ão ão R$” aparece “ão ão R$”. Se compilar o relatório pelo JasperStudio, e somente carregar o arquivo (.jasper) no Netbeans o problema não ocorre.

As libs são as mesmas. a versão do jasper é 6.3.1.

Alguém talvez passou por algo parecido, ou tem alguma ideia.
Obrigado pessoal.

3 Respostas

Z

Olá,

Parece ser um problema de enconding do seu arquivo .jrxml e do tipo de enconding que o Netbeans está usando para compilar. Verifica o tipo de enconding que vc está salvando arquivo .jrxml no JasperStudio e o tipo de enconding que o Netbeans está compilando.

Abs

L

Obrigado pela atenção,

Então o jrxml em seu cabeçalho está <?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> e projeto Netbeans está UTF-8 também. Não sei mais o que/onde verificar, se puder dar mais detalhes desta conferência.

Algo que descobrimos é que no TextField, na tag “textFieldExpression”, se utilizamos a expressão new String(“ão ão”.getBytes(“ISO-8859-1”), “UTF-8”) resolve, porém essa solução torna complicada a criação de novos relatórios.

campelo.m

Localize e abra o arquivo netbeans.conf e adicione no netbeans_default_options -J-Dfile.encoding=UTF-8.
reinicie o netbeans e gere o relatorio novamente

Criado 16 de dezembro de 2016
Ultima resposta 16 de dez. de 2016
Respostas 3
Participantes 3