E ai galera, tudo certo? estou pesquisando uma forma de gerar um gráfico pizza informando quais as cores a serem aplicadas no gráfico:
CENÁRIO:
Suponhamos que eu tenha uma tabela de cadastro de cidades, e para cada registro de cidade tenho armazenado uma cor (em RGB) e um determinado valor;
Através do iReport tenho gerado um relatório que apresenta os dados da tabela acima (cidade e valor) e gera um gráfico tipo pizza (com cores aleatórias);
PROBLEMA:
Tenho que encontrar um forma de definir as cores do gráfico pizza de acordo com as cores informadas no cadastro da cidade; ou seja definir via ‘parameters’ ou via algum código no iReport uma forma de poder informar quais as cores a serem utilizadas no gráfico.
Estou pesquisando net.sf.jasperreports.charts.design.JRDesignPiePlot, JRChartPlot.JRSeriesColor e tudo que esta relacionado a ‘Jasper SeriesColor’ mas não estou avançando muito.
Se alguém puder me dar uma dica de como solucionar este problema ou por onde começar a estudar para chegar a uma solução, serei muito grato pois estou batendo cabeça com essa.
Pelo que estive olhando no arquivo .jasper a solução deve estar no net.sf.jasperreports.engine.base.JRBaseChartPlot.JRBaseSeriesColor, sigo buscando, se alguém tiver alguma dica agradeço
falow
Metaleiro
[color=darkblue] Não sei se já dá uma luz :[/color]
valeu a ajuda Metaleiro, mas acabei encontrando a solução da seguinte forma:
- No iReport é possível implementar 'Customizer Class' que esta nas propriedades do chart na sessão 'Common chart properties'; neste campo informamos a classe que implementaremos, no caso 'PieChartCustomizer';
- Para que funcione é necessário informar em ferramentas, opções, guia ClassPath, o diretório onde salvaremos o arquivo 'PieChartCustomizer.class';
- Implementei o PieChartCustomizer.java com o código:
- A partir dai basta implementar o código recuperando de algum lado a informação das cores que serão aplicadas.
falow galera
francis.claudio
JBenelli:
valeu a ajuda Metaleiro, mas acabei encontrando a solução da seguinte forma:
- No iReport é possível implementar 'Customizer Class' que esta nas propriedades do chart na sessão 'Common chart properties'; neste campo informamos a classe que implementaremos, no caso 'PieChartCustomizer';
- Para que funcione é necessário informar em ferramentas, opções, guia ClassPath, o diretório onde salvaremos o arquivo 'PieChartCustomizer.class';
- Implementei o PieChartCustomizer.java com o código:
- A partir dai basta implementar o código recuperando de algum lado a informação das cores que serão aplicadas.
falow galera
JBenelli!
Gostaria que você me passase mais detalhes sobre a inclusão da classe de customização no classpath.
Até o momento tentei de várias formas, e não consegui.
Se puder me ajudar, agradeço.
J
JBenelli
E ai Francis, tudo certo? cara o processo é esse descrito anteriormente, até que ponto você conseguiu avançar? ocorreu alguma mensagem de erro? … informe como você procedeu e ai podei lhe auxiliar melhor. Falow, abraço
francis.claudio
Buenas kara!
Depois de alguma insistência, consegui resolver o problema do classpath.
Agora eu preciso acessar no método da classe PieChartCustomizer a cor em RGB, que na verdade é um Field que não está sendo utilizado no dataSet do gráfico, porém está presente no escopo do relatório.
Como posso conseguir acessar esse Field ?
Agradeço!