Alguem tem algum exemplo de Relatorio gerado atraves do JasperReport sem utilizar XML ??
valeu
Alguem tem algum exemplo de Relatorio gerado atraves do JasperReport sem utilizar XML ??
valeu
como assim ??? usando soh o .jasper ? Se for soh pelo .jasper tem sim… agora por outro jeito num sei nao… Eu acho q num tem como… Se tiver , posta ai que fiquei curioso 
Flw!
como assim ??? usando soh o .jasper ? Se for soh pelo .jasper tem sim… agora por outro jeito num sei nao… Eu acho q num tem como… Se tiver , posta ai que fiquei curioso![]()
Flw!
Cara , da uma olhada nesse Hellow Word feito com o JFreeReport (segue abaixo). Se vc observar bem, ele nao utiliza XML, ouseja, a formatacao do Relatorio (onde cada informacao vai ficar) eh feita no proprio codigo !! Eh possivel fazer isso no JasperReport ?
public class HelloWorld
{public HelloWorld()
{final TableModel data = createData(); final JFreeReport report = createReportDefinition(); report.setData(data); try { final PreviewDialog preview = new PreviewDialog(report); preview.addWindowListener(new CloseHandler()); preview.pack(); preview.setVisible(true); } catch (ReportProcessingException e) { Log.error("Failed to generate report ", e); }}
/**
- Creates a small dataset to use in a report. JFreeReport always reads data from a
- <code>TableModel</code> instance.
- @return a dataset.
*/
private TableModel createData()
{final Object[] columnNames = new String[]{"Column1", "Column2"}; final DefaultTableModel result = new DefaultTableModel(columnNames, 1); result.setValueAt("Hello", 0, 0); result.setValueAt("World!", 0, 1); return result;}
/**
- Creates a report definition.
- @return a report definition.
*/
private JFreeReport createReportDefinition()
{final JFreeReport report = new JFreeReport(); report.setName(getDescription()); TextFieldElementFactory factory = new TextFieldElementFactory(); factory.setName("T1"); factory.setAbsolutePosition(new Point2D.Float(0, 0)); factory.setMinimumSize(new FloatDimension(150, 20)); factory.setColor(Color.black); factory.setHorizontalAlignment(ElementAlignment.LEFT); factory.setVerticalAlignment(ElementAlignment.MIDDLE); factory.setNullString("-"); factory.setFieldname("Column1"); report.getItemBand().addElement(factory.createElement()); factory = new TextFieldElementFactory(); factory.setName("T2"); factory.setAbsolutePosition(new Point2D.Float(200, 0)); factory.setMinimumSize(new FloatDimension(150, 20)); factory.setColor(Color.black); factory.setHorizontalAlignment(ElementAlignment.LEFT); factory.setVerticalAlignment(ElementAlignment.MIDDLE); factory.setNullString("-"); factory.setFieldname("Column2"); report.getItemBand().addElement(factory.createElement()); return report;}
/**
- Returns a short description of the demo.
- @return
*/
public String getDescription ()
{
return “A Very Simple Report”;
}/**
- The starting point for the “Hello World” demo application.
- @param args ignored.
*/
public static void main(final String[] args)
{
// initialize JFreeReport
Boot.start();//final HelloWorld app = new HelloWorld();}
}
Num conheço nao… Mas vou dar uma olhada…
Em momento pensei o seguinte: porque nao carrega um xml como arquivo temporario? Gera usando alguma api pra XML, passa pro jasper e deleta o arquivo. Ou se tiver no banco, joga direto pra um arquivo XML.
Isso é uma ideia temporaria…rsss… Vou ver se acho algo… Se achar postai que é interessante…
No caso do jfreereport, o relatorio é gerado por codigo mesmo. No jasper nao, a ideia eh ter um arquivo exterdo ( xml ) pra carregar o layout.
FlW!
O jfreereport gera relatorios tb com XML. Esse exemplo que eu te mostrei eh apenas para um Hellow Word bem simples, mas para relatorios mais complexos ,tipo com consulta a banco de dados e tudo mais, o jfreereport nao da suporte a fazer no corpo do codigo. E mesmo que desse acho que perderia performace, uma vez que seria ainda preciso gerar toda formatacao do relatorio no proprio codigo do programa.
Pq vc nao gera o XML do jasper no seu codigo, usa o JasperCompileManager pra compilar e roda…
Logico a viabilidade vai depender da complexidade do relatorio q vc quer gerar, ja q montar o XML nao eh tao trivial dependendo do relatorio… A performance para compilar eh razoavel 
Pq vc nao gera o XML do jasper no seu codigo, usa o JasperCompileManager pra compilar e roda…Logico a viabilidade vai depender da complexidade do relatorio q vc quer gerar, ja q montar o XML nao eh tao trivial dependendo do relatorio… A performance para compilar eh razoavel
Eu ja estou gerando a partir do meu codigo, utilizando o JasperCompileManager !! Eu estava querendo era gerar o relatorio sem usar o xml. Queria saber se era possivel da a formatacao do relatorio no proprio codigo, esquecendo o xml.
Quanto a perfomace, quis dizer que se fosse possivel fazer o que eu descrevi acima provavelmente a performace cairia !!
Tipo, nunca vi complexibilidade em usar o JasperReport com iReport usando DataSources, com DataSources eu posso gerar o “miolo” do relatorio dinamicamente, quem se interessar eu posso mandar alguns exemplos!!!
Vi essa questão apenas hoje, e não sei se o Lindeberg achou a resposta, mas se vc der uma olhada nos exemplos que vem com o Jasper, um se chama NoXmlDesignApp… Esse exemplo gera o design do relatório em código…
Espero ter sido útil, apesar da demora para postar, heheheh