JasperReports avançado

Boa Tarde, a algum tempo venho mechendo com o framework jasperreports e consegui fazer algumas coisas já em minha aplicação como colocar parametros no xml e jogar na tela.

Estou com alguns problemas agora:

1. Os dados que vem do banco exemplo data vem a data e hora e preciso somente da data, queria saber se tem como eu aplicar métodos no .jrxml???
  2. Precisava de uma variável para somar o valor total do relatório, já li algumas coisas que tem como colocar variáveis no xml só que não consegui colocalosda seguinte forma:
<variable name=?ValorTotalCompraSum? class=?java.lang.Double?  
resetType=?Page? calculation=?Sum?> 
<variable expression> ${ValorProduto} </variable expression> 
<initialValueExpression> new Double( 0 ) </initialValueExpression>
</variable> 

Tem outras coisas que preciso modificar nas variáveis que são apresentadas na tela queria saber como posso fazer isto??? queria deixar como última opção transformar as variáveis antes de chegar no relatório, se for somente essa a forma gostaria de um exemplo.

Obrigado desde já.

Voce já ouviu falar o iReport?

É melhor do que fazer os relatórios na mao…

Boa tarde!

Se vc usar o ireport 3.7.1 poderá fazer tudo isso que deseja e muito mais com muita facilidade sem precisar mexer direto com os .xml, baixe o ireport aqui http://www.sourceforge.org/ireport

Att.

tiago, como todos já disseram, use o iReports você com certeza vai conseguir fazer tudo isso e ainda vai também economizar um bom tempo.