JasperReports na WEB

Fala galera…

estou tentando fazer um relatorio p/ rodar na internet…
olhei o exemplo q vem no jasper, mas ainda to apanhando um bocado dele…

alguem jah fez algum relatorio p/ rodar num site q poderia me dar uma ajuda??

valew

Eu utilizei o trio JasperReports, IReport e OpenReports (este último que coloca o relatório na WEB).
O design do relatório faço no IReport, compilo o relatório e distribuo no OpenReports (ele vem com o Servidor Jetty como default, mas para meus testes eu utilizei o Tomcat).
Em relação ao OpenReports não tem erro, ele vem com um manual de como distribuir o relatório compilado.

Boa sorte

valew pela dica, douglas…

mas como vc faz as chamadas dos relatorios??
via servlet ou JSP??

falow

douglas…outra coisa…

como configuro e comeco a usar o OpenReports??
nao entendi mto bem o readme dele…

valew

mas como vc faz as chamadas dos relatorios??
via servlet ou JSP??

Atualmente estou testando pelo Velocity (o padrão do OpenReports), nesse caso ele mostra uma lista de relatórios existentes, quando você executa o relatório junto com os parâmetros (ou sem ele), ele mostra a URL com os valores que ele utilizou, pretendo substituir esses valores pelos meus utilizando uma classe do tipo Action que despacha os valores para os relatório.

[quote=“rbarioni”]douglas…outra coisa…

como configuro e comeco a usar o OpenReports??
nao entendi mto bem o readme dele…

valew[/quote]

1. Place the compiled JasperReport file in the openreports/server/reports/jasper directory

Nesse caso utilizo o iReport (fique atento pois não funciona com o Jasper Reports 0.4.5, só funciona no 0.4.4 (a mesma versão que vem empacotada com o OpenReports)), crio meu relatório e o compilo para gerar a extensão .jasper

Copio esse arquivo compilado para a pasta server/reports/jasper

1. Create an xml definition file for the report and place it in the openreports/server/reports/defs directory

Aí você tem que criar um arquivo xml em openreports/server/reports/defs (tem exemplos nessa mesma pasta), contendo os parâmetros que você quer passar para o relatório e com qual banco você pretende se conectar.

Se você quiser lhe envio um exemplo que eu fiz (é bem básico) de um relatório que acessa o banco Oracle filtrando a data por parâmetro do relatório (só que está na minha casa esse exemplo).

Se você quiser coloca-lo no Tomcat, basta copiar o diretório server para o webapps do Tomcat

douglas…

nao sei se vai me ajudar entao…aqui tenho o jasper 0.4.5…fizemos o upgrade de versao pq a anterior nao funcionava com os sub-relatorios…

vc nao chegou a fazer nada usando apenas o jasper??

falow

[quote=“rbarioni”]douglas…

nao sei se vai me ajudar entao…aqui tenho o jasper 0.4.5…fizemos o upgrade de versao pq a anterior nao funcionava com os sub-relatorios…

vc nao chegou a fazer nada usando apenas o jasper??

falow[/quote]

Apenas no Jasper não, inclusive tentei até recompilar os fontes do openreports com a lib do 0.4.5 e não adiantou nada (pelo menos na minha máquina), só funciona com o 0.4.4.

Pessoal, eu queria que me dessem uma dica para geração de relatórios web. Já vi o que vocês postaram, mas o relatório sempre é gerado em html ou pdf.

O problema é que eu preciso fazer relatórios grandes, como um relatório de movimentação de 300.000 itens por exemplo, e não queria que o usuário tivesse que esperar tanto para poder visualizar todo o html/pdf (as vezes o browser até trava). O ideal seria que, para cada página que o usuário queira ver, o banco seja acessado e o relatório seja preenchido (como na visualização de relatórios no iReports).

Uma solução seria criar um applet, mas vocês não conheceriam nada melhor que eu possa usar?

Bom dia Douglas,
Por acaso vc tem algum exemplo sobre o OpenReport, tipo conexão etc…

Vlw!!!

nunca é tarde, mas ai vai…
o problema da versão é só trocar o jasperreportXXX.jar.
este é o arquivo que é usado para carregar os relatorios e se for diferente do que foi compilado, então dá problemas…
aí é só trocar que resolve…

Aproveitando que o tópico ressurgiu, gostaria de saber daqueles que o utilizaram, se a quebra de página nos relatórios em HTML fica legal.

Sei lá brother… 2ª divisão!!!

Alguém já utilizou Jasper com GWT no lado servidor?
Quando eu rodo aparece o seguinte erro:

[INFO]       [ERROR] Line 112: No source code is available for type net.sf.jasperreports.engine.JRException; did you forget to inherit a required module?