JasperReports sem IReport

Sres,
Alguém pode me ajudar a montar um relatório com JasrperReports sem ter que usar o IReports?

Tudo isso porque preciso gerar, dinamicamente ou seja, via parâmetros, todos os itens do relatório, como nomes das colunas e conteúdos das linhas. Para isso, não posso ter um design em xml estático, que já possua os campos previamente nomeados e suas colunas também previamente nomeadas.

Valeu

Perll

Vc tem que consultar a documentação do Jasper pra saber as tags, mas pra facilitar vc pode usar o iReport pra ver o resultado esperado ai vc pega a tag xml gerado e inclui na sua classe pra ser gerada dinamicamente.

Aqui a gente ja fez um projeto que precisava gerar dinamicamente os itens do relatorio. E a gente usou o resultado(.jrxml) que o ireport gerou para se basear em como fazer o arquico .jrxml dinamico.
Para gerar o xml usamos o STREAM.

Srs
vou seguir essa linha e retorno o resultado.

Obrigado pela ajuda.
perll

Sres…
Desculpem a demora para dar um retorno mas tive que ir a sp.

Seguinte: acho que as sugestões de ler o jrxl se encaixão no que eu quero e já testei. Vai ficar bom.

Estou usando JDOM para manipular XML e ele me retorna o seguinte erro
"java.net.UnknownHostException: jasperreports.sourceforge.net"
Isso se dá porque tem uma linha:
""
dentro do jrxml jerado pelo IREPORT que faz com que essa assinatura tente conectar na NET:
Document doc = saxBuilder.build(arquivoXml);

Como fazer para que o jrxml não tenha essa linha pois, sem ela, não consigo compilar o .jasper assim:
JasperCompileManager.compileReportToStream(jrxmlAlteradoComJDOM, jasper);

Obrigado

Perll