JasperReports X JSP para relatórios, qual é melhor?

14 respostas
V

Ola pessoal,
Resolvi lançar esta discussão por aqui pois várias achei ela interessante.

Tenho usado e pesquisado muitas coisas sobre o jasperreports para relatórios no java. Achei ele muito interessante, só que ao mesmo tempo achei ele muito limitado, pois como os campos são definidos antes de uma compilação, isso me restinge muito a flexibilidade dos relatórios gerados.

Agora que eu comecei a estudar o JSP, e fui escalado para fazer i IR da minha tia. Lá vi que o pessoal da receita federal programou os relatórios em jsp. Como também estou começando a estudar o JSP fiquei curioso e cheguei a conclusão de que o JSP seria mais adequado para eu fazer os relatórios no meu programa, devido a sua flexibilidade.
Sei que em JSP eu terei mais trabalho para realizar estes relatórios, entretanto, além de aprender esta tecnologia eu ganho na flexibilidade dos meus relatórios.

O que vocês acham disto?
Qual deles vcs preferem para fazer seus relatórios?

Abraços
Dirceu Semighini Filho

14 Respostas

raeffray

Então,

Eu tenho pouca experiência com Jasper, mas o pouco que usei (porem fortemente), ele sempre se mostrou bem versátil. Ele é um tanto chato na hora de montar o layout, atraves do iReport, por exemplo, mas acho que no final acaba sendo mais prático que o JSP e também tem a facilidade de vc reaproveitar diversos relatorios, apenas preenchendo os datasources com as fontes que voce quiser.

Eu achei legal. Nao sei se é a melhor opção, mas é bacana.

Renato.

V

O meu problema de versatilidade é justamente este.
Planejo fazer relatórios onde o usuário pode escolher os campos que estarão no relatório e como com o jasper eu tenho que compilá-lo antes de fazer isto, acho que com ele eu fico muito restrito…

Enquanto que se eu fizer um script no JSP que pegue o tamanho das colunas, com isto eu já poderei montar o meu relatório…

Abraços
Dirceu

LuizAvila

vonlinkerstain: