JasperReports

Boa tarde à todos…

Tenho um relatório já compilado no iReport, e agora falta fazer o arquivo do jasperreports, só que eu não tenho nem idéia por onde começar…
Será que alguem teria um exemplo para me fornecer???

Obrigado por enquanto…

???
Vc tem o arquivo compilado ( .JASPER ) ou o arquivo do relatorio ( .XML ) ???

Já tenho os dois…

Q beleza!!! rs…
É o seguinte:

blablabla.XML => É a configuração do relatorio: posição da coluna, SQL dos dados, etc…

blablabla.JASPER => É o arquivo compilado do jasper, utilizado para imprimir: é o arquivo que vc deve chamar no codigo Java quando quiser chamar um relatorio.

Além desses dois arquivos vc nao precisa de mais nada. Se quiser editar o relatorio é so editar o arquivo XML e compilar no jasper para o arquivo JASPER.
É isso que vc queria saber ?

Para abrir o vizualizador pelo java, o codigo é esse aqui: http://forum.java.sun.com/thread.jsp?forum=57&thread=358877&start=15&range=15&hilite=false&q=#1973296

como faço para utilizar o JasperReports em uma aplicação web???
outra coisa… pelo que entedi no exemplo que vc deu… os relatórios são estáticos??

Nunca testei o relatorio via web mas nao devce ser mto diferente do client nao. :roll:

Pero que si, pero que no… :stuck_out_tongue: O relatorio em si é estatico, mas os dados nao. Via codigo, qdo vc chama o metodo fillinReport() passando o arquivo JASPER, vc esta pedindo para preencher o relatorio pra vc… Junto com o arquivo, vc é obrigado a passar como parametro, uma conexao de banco ( caso esteja usando uma consulta SQL como resultado para preencher seu relatorio ) ou um DataSource ( os dados que vc quer para preencher o reltorio ). O DataSource é uma classe que vc precisa reescrever, e um dos metodos obrigattorios é o metodo para retornar o valor. É o modelo de dados…

Pra essa parte de conexao e datasource, dá uma checada em http://ireport.sourceforge.net/cap4.html que vc encontra uns exmeplos lá… blz ?

Estou começando a fazer os relatórios, mas estou numa dúvida!
Todos os programas de geração de relatórios exigem acesso ao banco de dados?
Porque estou procurando um que capture os dados digitados no aplicativo e então imprime num relatório…
O aplicativo que estou desenvolvendo não possui banco de dados.
Se alguém puder me indicar um relatório que encaixe na minha situação, estarei muito agradecido!

valeu!

Não, o JasperReports não precisa de um banco de dados …

Ele já vem com vários “drivers” para acesso aos dados, um deles é pra você utilizar os velhos Beans como fonte de dados, então é só você popular um bean e passar pro relatório …