Olá,
Fiz uma aplicação no netbeans gerei o jar porém qndo tento executar em linha de comando gera o seguinte erro:
“Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: javax/swing/GroupLayout$Group”. Pesquisei na internet e encontrei que o erro pode ser imcompatibilidade entre versões do java, verifique que a instalação do netbeans que fiz veio junto o jdk1.6.0_11, então o script de instalação instalou ambos no /home. Verifiquei no netbeans em propriedades do projeto em bibliotecas esta “/home/joaze/jdk1.6.0_11” como plataforma padrão, mas quando vou no konsole e digito java -version aparece ““1.5.0_07”
Java™ 2 Runtime Environment, Standard Edition (build 1.5.0_07-b03)
Java HotSpot™ 64-Bit Server VM (build 1.5.0_07-b03, mixed mode)”, aparentemente estou com duas versões do java instaldo verifiquei que em /usr/local exite um jdk1.5.0_07. Resumindo como este servidor não é especifico para desenvolvimento e não sei se posso atualizar ou remover e instalar o java de /usr/local p/ saber mesmo se é um problema de versão gostaria de saber se tem como eu executar os aplicativos com java 1.6 pois acho que quando executo no console o sheell tenta executar com java 1.5.
Desde já agradeço
Ola,
Utilizo netbeans tbm, se voce fez o projeto com java 6 deve executar em java 6, o java5 se torna incompativel. A forma de resolver é atualizando seu java.
mas aparentemente tenho o java 6 aki na minha máquina se não não conseguiria compilar, a questão é como fazer o shell entender que quero executar com java 6 e não com java 5 valew.
vai nas variáveis de ambiente do sistema operacional e edita a variável PATH
remove o caminho do JRE 1.5, e poe o caminho para o JRE 1.6 (update 10, no mínimo)
reinicia o pc e ve se o shell ta pegando a versão certa…
[]s
Valew pela dica pessoal, imaginava que fosse possível sei lá algum comando p/ informar qual java usar p/ executar mas esse tipo de alteração mudar varialve de ambiente já não é possível eu fazer aki pois existem várias aplicações nele, e só estou usando p/ estudar
abcs ,