Java 2D em aplicativo Desktop

Aew galera tenho uma duvida estou desenvolvendo um programa onde preciso implementar uma parte visual(desenhos) que me serviram de variaveis…confuso neh?? :lol:

entao é o seguinte o programa disponibiliza para o usuario adicionar circulo retangulo ou um quadrado…que eh posicionado na tela…onde cada figura geometrica simboliza uma mesa de um restaurante…esses simbolos mudaram de cor qdo a mesa estiver liberada, ocupada, etc…e ao clicar nessas figuras me abre uma tela onde eu adiciono os itens consumidos…

agora a duvida nunca fiz nada parecido em java e em nehuma outra linguagem…alguem poderia me explicar oq eu preciso saber para desenvolver tal aplicaçao…trabalhar com figuras 2D??

Obrigado.

Acho que isso vai te ajudar bastante:

http://java.sun.com/javase/6/docs/technotes/guides/2d/spec.html

cada desenho q eu fizer sera considerado um compondente??

java2D eu posso usar em qualquer lugar seja em um JFrame ou JDialog nao precisa necessariamente ser em um Applet??

não

sim

mas como eu faria nesse esquema qeu expliquei onde casa desenho na tela me indica uma mesa e clicando nela eu consigo chamar alguma tela e vincular isso??

Alguém tem alguma idéia de como é possível que cada forma (retângulo, círculo, etc) seja um objeto que pode ser movido, deletado e redimensionado (estilo corel draw) individualmente, sem influenciar nos demais?