Java 2D?

Salve galera…Estou começando a estudar Java 2D, e confesso q estou apanhando mais q vaca na horta…kkk !!! To procurando livros para comprar, etc. Encontrei alguns how to em pt-br e ingles, mas ainda eh vago.
Tenho o livro Core Java e Java Como Programar, eles tem algumas coisas q segui e consegui fazer uns exemplos, são poucos q eles possuem mas ja tive uma idéia da capacidade da API.

1 - Eu uso NetBeans para produzir sistemas ERP, mas para Java 2D, pelo que vi é bem trabalhoso configura-lo. Entaum vou voltar para o bom e velho Eclipse, pelo menos para trabalhar com Java 2D, e tbm todos exemplos que encontro são em Eclipse.
2 - Estou procurando uma forma de desenhar uma linha reta. Tipo, clicar em um ponto e arrasta-la com o tamanho q desejo e solta-la, isso tbm para Elipse e Retangulos…enfim, td. ! rs.

Eu consigo fazer aparecer, tipo…aparecer uma linha, retangulos etc…Mas desenhar a mão livre, ainda não encontrei uma maneira.

como fazer o 2 ?

t+ e obrigado.

Comece lendo os artigos em “Informações gerais” e depois vá para “Java 2D”:
http://pontov.com.br/site/java

Opa Vini, to nos estudos…

muito obrigado.

[color=darkblue]Opa Fernando, de uma olhada no livro “Java - Como programar (Deitel)”. Lá tem um estudo interessante sobre Java2D. Abraços. [/color]