Java 3D : Desenvolvimento de Jogos

Olá galera

Estou tentando dar um pontapé inicial no desenvolvimento de jogos
acho que estou preparado e gostaria de utilizar o java 3D

Mas qual seria o IDE ideal para começar o desenvolvimento?
criar os primeiros projetos?
Eclipse;NetBeans é bom pra isso?

abração para todos!

www.jmonkeyengine.com

Concordo, toda vida JMonkey.
Muito melhor que o Java3D.

Se curtir mesmo o Java 3D, dá uma olhada no livro Killer Game Programming in Java.

comentarios sobre www.jmonkeyengine.com

uhuulll pela pequena avaliação visual eu to aprovando…
o que é isso? um framework?
um IDE para desenvolvimento de games?

maneiro!
nossa existem muitos posts sobre jogos , até repetitivos, a gente precisa centralizar este conteudo

na verdade é uma API para criar 3D em Java…
são varias classes prontas para vc utilizar no seu jogo…

vc vai programar em Java normalmente… mas 95% do seu codigo será com as classes da jMonkey…
eles tem praticamente tudo pronto é só saber usar…
a documentação está bem escrita, e o forum deles ajuda bastante…

para criar algo bom lá, vai precisar de um bom conceito em criação de jogos, e em 3D principalmente…

eles tem diversos tutoriais no site, acho que é praticamente tudo oq vc precisa para começar…

tb tem outras APIs para usar em conjunto para fazer: Sons, Network, Física 3D e por ai vai…

estou desenvolvendo meu TCC nela, ou seja, eu confio na ferramenta o suficiente para apresentar um trabalho de faculdade heheh

qqer duvida aproveita pra perguntar por MP (para não poluir o GUJ), que o conteudo do jMonkey ainda é recente no meu cerebro =P

Só pra acrescentar

eu achei um site muito bom para jogos com java

http://www.cokeandcode.com/

Utiliza o Java 3D
o problema é ambiente de desenvolvimento qeu ficou meio obscuro
mas é muito bom o site
tem muitos conteudos
e jogos de demonstração
e pela qualidade dos jogos… voce poderão ver que os jogos são profissionais

Eu vivo postando sobre o CokeAndCode por aqui.
O tutorial deles do Space Invaders é um dos meus favoritos.

O JMonkey é um Game Engine, tal como o Ogre3D, Cadabra3D ou CrystalSpace, para o C++. A alternativa Java à ele é o Xith3D, que considero ligeiramente inferior.

Já o Java3D é um engine, mas apenas para gráficos 3D. Não inclui partículas, física, ou a carga de modelos comuns em jogos (como MD2, MD3 ou modelos esqueletais). Está melhorando com o tempo, mas a performance dele é bem inferior a um binding mais direto.

Se você gosta de gamedev, considere com carinho a possibilidade de frequentar esse fórum (onde sou moderador) e cursar a pós de desenvolvimento de jogos nas faculdades Positivo, aqui em Curitiba.

Falando em centralizar conteúdo, já deu uma olhada no meu blog? =D

Vini
tudo bom cara?
soube que voce é um expert em jogos :wink:
acho que estou falando com as pessoas certas
voces exclareceram todas as minhas duvidas
vlw mesmo…

qual é o link do seu blog?

abração

É o que está na minha assinatura:

vlw

Que rapido heim!

Por exemplo Vini
voce já usou o JMonkey??
se sim
qual o IDE que voce usou para implementar?

Galera
to com um problema
olha aqui a documentação:

Configure the jME Project
Step 10: Now right-click the jME project → Properties → Java Build Path → Libraries tab → Add Library? → User Library → Next → User Libraries? → New, enter jME required for the User library name, click OK. Select jME required → Add JARs?, browse to the folder yourworkspace/jME/lib/, then hold down the ctrl key and select: 

jinput.jar
jogg-0.0.7.jar
jorbis-0.0.15.jar
junit-4.1.jar
lwjgl.jar
lwjgl-util-applet.jar
Then Expand lwjgl.jar → Native Library Location → Edit → Workspace? → expand jME → select lib → OK → OK → Finish. 

Onde eu consigo essas bibliotecas
revirei revirei o site e nao encontrei

Usei no Eclipse. Mas muito pouco.
Meu desenvolvimento de jogos é mais com C++. Aí usei a Ogre no Visual C++ (embora no Code::Blocks também dê).

então…
essas LIBs todas vc baixa no CVS do jMonkey…
são libs da propria pasta do projeto (default)…

então vc adiciona elas no seu projeto… (pode linkar seu projeto no jMonkey pelo Eclipse)

setar a lwjgl.jar como Native…

e seus projetos estão prontos para rodar

Amigos, uma dúvida, tenho interesse em criar um jogo nos moldes de um simcity (acho que é isométrico né) seria besteira usar a JMonkey (ou qualquer outra engine) e o ideal seria criar a graphics2d mesmo?

bom… necessariamente precisa ser em 2D?
pois vc poderia fazer em 3D com camera fixa…

o JMonkey talvez não seja muito indicado para fazer 2D… mas não é impossivel…

SimCity 1 era top-down;
SimCity 2000, 3000 e 4 são tile based e isométricos;
SimCity Sociedades é tile based e 3D.

A JMonkey é indicada se você quiser fazer o terceiro caso. Caso contrário, você pode procurar uma engine para jogos 2D para complementar o Java2D, como a JGame.

Então Vii, no caso, o que é 3d no SimCity, o mapa, me parece que as construções são pixel-art? ou estou errado?

[quote=alucardeck]bom… necessariamente precisa ser em 2D?
pois vc poderia fazer em 3D com camera fixa…[/quote]

É importante separar a jogabilidade dos gráficos. A moda hoje é restaurar bons jogos 2D, com jogabilidade ainda 2D, mas com gráficos 3D. É o que fizeram em Street Fighter, Sim City Sociedades e o que pretendem na nova versão do Diablo e do StarCraft.

Tudo depende da experiência de jogo que vc quer proporcionar.

Uma engine 3D também fornece outros recursos, que em alguns casos são interessantes: simulação de partículas, post effects (desfoque de câmera, motion blur, etc), iluminação (para efeitos de dia/noite), neblina, etc…

Também é muito mais rápido renderizar modelos do que pixels, por mais incrível que possa parecer.

De qual SimCity você está falando?