na verdade é uma API para criar 3D em Java…
são varias classes prontas para vc utilizar no seu jogo…
vc vai programar em Java normalmente… mas 95% do seu codigo será com as classes da jMonkey…
eles tem praticamente tudo pronto é só saber usar…
a documentação está bem escrita, e o forum deles ajuda bastante…
para criar algo bom lá, vai precisar de um bom conceito em criação de jogos, e em 3D principalmente…
eles tem diversos tutoriais no site, acho que é praticamente tudo oq vc precisa para começar…
tb tem outras APIs para usar em conjunto para fazer: Sons, Network, Física 3D e por ai vai…
estou desenvolvendo meu TCC nela, ou seja, eu confio na ferramenta o suficiente para apresentar um trabalho de faculdade heheh
qqer duvida aproveita pra perguntar por MP (para não poluir o GUJ), que o conteudo do jMonkey ainda é recente no meu cerebro =P
Utiliza o Java 3D
o problema é ambiente de desenvolvimento qeu ficou meio obscuro
mas é muito bom o site
tem muitos conteudos
e jogos de demonstração
e pela qualidade dos jogos… voce poderão ver que os jogos são profissionais
Eu vivo postando sobre o CokeAndCode por aqui.
O tutorial deles do Space Invaders é um dos meus favoritos.
O JMonkey é um Game Engine, tal como o Ogre3D, Cadabra3D ou CrystalSpace, para o C++. A alternativa Java à ele é o Xith3D, que considero ligeiramente inferior.
Já o Java3D é um engine, mas apenas para gráficos 3D. Não inclui partículas, física, ou a carga de modelos comuns em jogos (como MD2, MD3 ou modelos esqueletais). Está melhorando com o tempo, mas a performance dele é bem inferior a um binding mais direto.
Se você gosta de gamedev, considere com carinho a possibilidade de frequentar esse fórum (onde sou moderador) e cursar a pós de desenvolvimento de jogos nas faculdades Positivo, aqui em Curitiba.
Falando em centralizar conteúdo, já deu uma olhada no meu blog? =D
Vini
tudo bom cara?
soube que voce é um expert em jogos
acho que estou falando com as pessoas certas
voces exclareceram todas as minhas duvidas
vlw mesmo…
Galera
to com um problema
olha aqui a documentação:
Configure the jME Project
Step 10: Now right-click the jME project → Properties → Java Build Path → Libraries tab → Add Library? → User Library → Next → User Libraries? → New, enter jME required for the User library name, click OK. Select jME required → Add JARs?, browse to the folder yourworkspace/jME/lib/, then hold down the ctrl key and select:
jinput.jar
jogg-0.0.7.jar
jorbis-0.0.15.jar
junit-4.1.jar
lwjgl.jar
lwjgl-util-applet.jar
Then Expand lwjgl.jar → Native Library Location → Edit → Workspace? → expand jME → select lib → OK → OK → Finish.
Onde eu consigo essas bibliotecas
revirei revirei o site e nao encontrei
Amigos, uma dúvida, tenho interesse em criar um jogo nos moldes de um simcity (acho que é isométrico né) seria besteira usar a JMonkey (ou qualquer outra engine) e o ideal seria criar a graphics2d mesmo?
SimCity 1 era top-down;
SimCity 2000, 3000 e 4 são tile based e isométricos;
SimCity Sociedades é tile based e 3D.
A JMonkey é indicada se você quiser fazer o terceiro caso. Caso contrário, você pode procurar uma engine para jogos 2D para complementar o Java2D, como a JGame.
[quote=alucardeck]bom… necessariamente precisa ser em 2D?
pois vc poderia fazer em 3D com camera fixa…[/quote]
É importante separar a jogabilidade dos gráficos. A moda hoje é restaurar bons jogos 2D, com jogabilidade ainda 2D, mas com gráficos 3D. É o que fizeram em Street Fighter, Sim City Sociedades e o que pretendem na nova versão do Diablo e do StarCraft.
Tudo depende da experiência de jogo que vc quer proporcionar.
Uma engine 3D também fornece outros recursos, que em alguns casos são interessantes: simulação de partículas, post effects (desfoque de câmera, motion blur, etc), iluminação (para efeitos de dia/noite), neblina, etc…
Também é muito mais rápido renderizar modelos do que pixels, por mais incrível que possa parecer.