Java 3D

tenho um browser que carrega um arquivo VRML. preciso fazer com que alguns componentes do ambiente virtual seja rotacinados. usei o Transform3D com o metodo setRotation() e outros do mesmo genero mas eles rotacionam os objetos em torno da origem e naum em torno do centro deles como eu queria. tentei fazer uma rotacao e translacao combinadas com o intuito de mover o objeto de volta para sua posicao original (que eh modificada apos a rotacao) , mas nao consigo ler do arquivo vrml o campo “center” do objeto. tem como fazer o objeto rotacionar em torno de um ponto especifico? e como fazer para ler o campo center desse objet???

Cara nunca trabalhei com java 3d, mas tem um material la no meu site…Clica na assinatura abaixo e veja se ajuda!!Valeu!!

toh com outro problemão aqui. tenho umas formas escritas em vrml e queria carrega-las na sena. eu até consigo carregar varios arquivos VRML em uma mesma cena. o problema eh que eu preciso carregar esses arquivos com o programa em execução. eu tento adicionar mas nao mostra nada no canvas3D. alguem sabe de algum exemplo de codigo em que tenha esse carregamento em tempo de execução???