Java 3D

Eu não estou em nenhum curso de informatica, e se der alguma linguagem de programção, só irei saber os seus princípios básicos.

Eu começei a programar em java, começei a ganhar o gosto, e faço disso um hobby meu. Porêm eu gostava de aprofundar e aprender a programar em 3D.
Mas o problema é que os programadores dizem que eu nunca vou conseguir programar em 3D, porque dizem que é muito complexo.

Eu gostava de saber se isto é verdade? É perciso estar em cursos informaticos para aprender a programar em 3D?? Com os recuros dos dias de hoje(livros e internet) não é possível aprender 3D? É mesmo muito complexo??

Na minha opinião:

• só depende de você.

• existi mais pessoas para desaminar do que ajudar.

• se você quer aprender algo novo pesquise sobre o assunto (internet, livros etc.)

Claro que os cursos ajudam, mas você certamente consegue sozinho com dedicação e disciplina. Ken Silverman, o autor do motor gráfico Build, criou o motor antes mesmo de entrar na faculdade. Não dê atenção aos detratores. Se tiver foco e disposição, você vai longe.

http://advsys.net/ken/build.htm

Em um curso de Ciência da Computação vc não vai aprender muita coisa sobre como programar 3D, provavelmente só alguns conceitos de Matemática que você vai utilizar e talvez algumas aulas de Computação Gráfica. Eu diria que conta mais o auto-aprendizado do que o que você iria ver lá relacionado à 3D (porém tem que levar em conta também que na faculdade vc iria aprender bastante sobre outros conceitos úteis pra área como programação e algorítmos)

Não é difícil mas… vc não deve usar Java para programar em 3D, ou para programar games.

Se for usar Java, use a JMonkeyEngine, não a Java3D.

Alternativas ao Java (bem melhores, por sinal) são:

• Unity3D (tem ótimos tutoriais na internet);
  • XNA;

Consulte material sobre 3D, desde OpenGL básico, passando pela matemática de matrizes e vetores até os avançados shaders no Ponto V: http://www.pontov.com.br

Ok obrigado pelas respostas e sugestões :slight_smile: