Java + Access - Como?

9 respostas
fbanin

Salve galera, minha primeira mensagem no GUJ, conheci o site através de um camarada da Faculdade FIAP (São Paulo / SP).

Uma pequena apresentação, me chamo Fabiano Banin, tenho 27 anos, trabalho desde os 16 com programação (Clipper, Delphi, VBA, VB, Fox Pro, ADVPL - Microsiga, SQL…) trabalhei um curto período na Microsiga e acabei voltando para uma outra empresa que faz softwares para confecção. Conheci o Java na faculdade e foi amor a primeira vista… passo o meu tempo de folga estudando e lendo o Java, tentando fazer programas (apenas brincando) etc… Gostei tb da interface Swing… mas ouvi dizer que quase ninguém a usa… Chega de enrolação, vamos a pergunta…

Gostaria de tentar passar um sistema meu, antigo, feito em Clipper, para o Java, mas não manjo nada de conexão de banco de dados com o Java, queria usar, nesse projeto que é pequeno e serviria mais para aprender a linguagem, o MS-ACCESS. Sei que não é o melhor, mas é o que vou conseguir usar no momento… Alguém pode me passar umas dicas de como conectar, retornar valores das tabelas, inputar dados… etc ?!

Muito grato desde já…

9 Respostas

Abdon

Oi, vc vai usar o pacote java.sql, vai usar um negocio chamado jdbc…
Aqui no guj tem alguns artigos sobre isto
olhe um deles: http://www.guj.com.br/java.artigo.7.2.guj

flw

fbanin

Então, eu li o artigo, justamente esse do link que vc me deixou… mas não sei nem por onde começar, tentei olhar tb o exemplo que tem no próprio Java, mas tb não consegui nem sair do lugar…

Se pudessem me deixar um exemplo, pelo menos da string de conexão iria ajudar mais ainda… mesmo assim obrigado pela resposta.

abstract

Fala Camarada, talvez eu seja crucificado por isso, mas ms access não é banco de dados, isso é comprovado, pra você não começar com o pé esquerdo, utilize postgres, firebird ou mysql banco de dados mais descentes.
paz a ti.

fbanin:
Salve galera, minha primeira mensagem no GUJ, conheci o site através de um camarada da Faculdade FIAP (São Paulo / SP).

Uma pequena apresentação, me chamo Fabiano Banin, tenho 27 anos, trabalho desde os 16 com programação (Clipper, Delphi, VBA, VB, Fox Pro, ADVPL - Microsiga, SQL…) trabalhei um curto período na Microsiga e acabei voltando para uma outra empresa que faz softwares para confecção. Conheci o Java na faculdade e foi amor a primeira vista… passo o meu tempo de folga estudando e lendo o Java, tentando fazer programas (apenas brincando) etc… Gostei tb da interface Swing… mas ouvi dizer que quase ninguém a usa… Chega de enrolação, vamos a pergunta…

Gostaria de tentar passar um sistema meu, antigo, feito em Clipper, para o Java, mas não manjo nada de conexão de banco de dados com o Java, queria usar, nesse projeto que é pequeno e serviria mais para aprender a linguagem, o MS-ACCESS. Sei que não é o melhor, mas é o que vou conseguir usar no momento… Alguém pode me passar umas dicas de como conectar, retornar valores das tabelas, inputar dados… etc ?!

Muito grato desde já…

renatosilva

fbanin, o Access e o HSQLDB são bds desktop (o último não sei mas acho que tem uma versão cliente-servidor), os outros que o abstract mencionou são cliente-servidores, que são os bancos usados “profissionalmente”. Se for usar um banco cliente-servidor, minha sugestão é o Firebird por sua “manutenção quase zero”, segundo os caras lá.

Agora desculpe minha irginorângcica, mas o que são bancos de dados mais descentes, são bancos que descem mais que os outros? :mrgreen:

[size=8]brincadeirinha[/size]

fbanin

Bom, até concordo que o ACCESS não é um banco de dados… mas qdo temos somente ele na mão, para fazer apenas uma conexão, para se ter uma noção, não preciso ir atrás de outro…

O que eu quero fazer, é pegar um sistema em Clipper que eu fiz em algum lugar do passado longinquo e transforma-lo em Java, ele tem 2 telas… e uma penca de relatório… quero ver como fica o Swing… acesso ao BD etc… por isso não quero usar um BD mais decente !

Senão teria pego o SQL ou o Oracle…

Então, a nível de aprendizado… alguém poderia me ajudar ?!

Obrigado pelas dicas de outros bancos… qdo for fazer algo sério vou atrás deles… valeu mesmo, mas no momento quero usar a porcaria do MS-ACCESS… :wink: :wink:

hmichel

JDBC com ODBC aqui

Se não der, aqui.

[]´s

fbanin

Galera,

Obrigado a todos pelas dicas. Consegui fazer a conexão via ODBC, inclusive gravei alguns registros e fiz um select na tabela para ver como funcionava… ficou bem legal…

Grato a todos…

fael.programer

fbanin:
Galera,

Obrigado a todos pelas dicas. Consegui fazer a conexão via ODBC, inclusive gravei alguns registros e fiz um select na tabela para ver como funcionava… ficou bem legal…

Grato a todos…

Posta aí se puder a resposta amigão… abraço.

fael.programer

Desculpa moderação, não me atentei a data do tópico…!

Criado 4 de abril de 2005
Ultima resposta 20 de ago. de 2013
Respostas 9
Participantes 6