Java & Bancos de Dados

5 respostas
C

Bem pessoal, estou iniciando agora e sou cego em Java. Necessito aprender tudo desde a instalação de servidore(s). O layout aqui da empresa será mais ou menos o seguinte: haverá um servidor (micro) e 2 micros de produção para desenvolvimento. O banco deverá ser Oracle.
Já baixei algumas ferramentas como Apache, Apache JServ, J2SDK, Oracle JServer, Sun One (IDE da Sun), etc. Porém não consegui fazer funcionar o servidor e o acesso ao Banco. Por favor, se puderem, me dêm uma luz (Holofote) ou indique o(s) caminho(s) onde eu possa encontrar soluções rápidas e simplificadas. Um programador em apuros agradecerá comovido e esmaecido em lágrimas e estará em júbilo com esta feliz comunidade.

5 Respostas

massardi

Bom se vc esta falando de aplicações para Internet esta faltando o TomCat.

maxguzenski

é, se voce vai desenvolver em JSP/Servlets pega so o tomcat (jakarta.apache.org)

pra conectar com o banco, voce colocou no CLASSPATH de sua aplicacao os JDBC do oracle? vem junto com o mesmo… sao 2 zips “classes11.zip” e “classes12.zip”

se for rWindows:
set CLASSPATH=%CLASSPATH%;c:caminho_do_jdbc\classes11.zip;c:caminho_do_jdbc\classes12.zip

pra conectar é:

Class.forName("oracle.jdbc.driver.OracleDriver");
 conn = DriverManager.getConnection("jdbc:oracle:thin:@localhost:1521:Basededados", "user", "senha");

espero ter ajudado

C

Ajudou sim e bastante pois pra quem era analfabeto em Java (agora sou semi) as suas informações foram muito importantes.

C

Valeu! Brigadasso!
Vou tentar me virar por aqui. Espero poder contar com esta ajuda até que me alfabetize em Java.

D

“Celso Alves”:
Bem pessoal, estou iniciando agora e sou cego em Java. Necessito aprender tudo desde a instalação de servidore(s). O layout aqui da empresa será mais ou menos o seguinte: haverá um servidor (micro) e 2 micros de produção para desenvolvimento. O banco deverá ser Oracle.
Já baixei algumas ferramentas como Apache, Apache JServ, J2SDK, Oracle JServer, Sun One (IDE da Sun), etc. Porém não consegui fazer funcionar o servidor e o acesso ao Banco. Por favor, se puderem, me dêm uma luz (Holofote) ou indique o(s) caminho(s) onde eu possa encontrar soluções rápidas e simplificadas. Um programador em apuros agradecerá comovido e esmaecido em lágrimas e estará em júbilo com esta feliz comunidade.

Bom… Em relação ao banco de dados, é importante ter um tutorial ou mesmo o manual do produto na mão quando for instalá-lo. Na Net tem muito material legal (tente http://www.profissionaloracle.com.br/). Não é boa prática, instalar o Oracle com as configurações default. Vc tem que criar um banco de dados para testar o servidor. Normalmente, o serviço do Oracle em uma máquina Windows, não é “startado” automaticamente, é bom que vc o configure para tal. Outro passo é fazer um teste no… utilise o Oracle Net8, que é o utilitário padrão de acesso ao DB. Nele vc terá que criar um serviço de comunicação com o banco de dados.

Criado 13 de junho de 2003
Ultima resposta 13 de jun. de 2003
Respostas 5
Participantes 4