Bem pessoal, estou iniciando agora e sou cego em Java. Necessito aprender tudo desde a instalação de servidore(s). O layout aqui da empresa será mais ou menos o seguinte: haverá um servidor (micro) e 2 micros de produção para desenvolvimento. O banco deverá ser Oracle.
Já baixei algumas ferramentas como Apache, Apache JServ, J2SDK, Oracle JServer, Sun One (IDE da Sun), etc. Porém não consegui fazer funcionar o servidor e o acesso ao Banco. Por favor, se puderem, me dêm uma luz (Holofote) ou indique o(s) caminho(s) onde eu possa encontrar soluções rápidas e simplificadas. Um programador em apuros agradecerá comovido e esmaecido em lágrimas e estará em júbilo com esta feliz comunidade.
Java & Bancos de Dados
5 Respostas
Bom se vc esta falando de aplicações para Internet esta faltando o TomCat.
é, se voce vai desenvolver em JSP/Servlets pega so o tomcat (jakarta.apache.org)
pra conectar com o banco, voce colocou no CLASSPATH de sua aplicacao os JDBC do oracle? vem junto com o mesmo… sao 2 zips “classes11.zip” e “classes12.zip”
se for rWindows:
set CLASSPATH=%CLASSPATH%;c:caminho_do_jdbc\classes11.zip;c:caminho_do_jdbc\classes12.zip
pra conectar é:
Class.forName("oracle.jdbc.driver.OracleDriver");
conn = DriverManager.getConnection("jdbc:oracle:thin:@localhost:1521:Basededados", "user", "senha");
espero ter ajudado
Ajudou sim e bastante pois pra quem era analfabeto em Java (agora sou semi) as suas informações foram muito importantes.
Valeu! Brigadasso!
Vou tentar me virar por aqui. Espero poder contar com esta ajuda até que me alfabetize em Java.
Bem pessoal, estou iniciando agora e sou cego em Java. Necessito aprender tudo desde a instalação de servidore(s). O layout aqui da empresa será mais ou menos o seguinte: haverá um servidor (micro) e 2 micros de produção para desenvolvimento. O banco deverá ser Oracle.
Já baixei algumas ferramentas como Apache, Apache JServ, J2SDK, Oracle JServer, Sun One (IDE da Sun), etc. Porém não consegui fazer funcionar o servidor e o acesso ao Banco. Por favor, se puderem, me dêm uma luz (Holofote) ou indique o(s) caminho(s) onde eu possa encontrar soluções rápidas e simplificadas. Um programador em apuros agradecerá comovido e esmaecido em lágrimas e estará em júbilo com esta feliz comunidade.
Bom… Em relação ao banco de dados, é importante ter um tutorial ou mesmo o manual do produto na mão quando for instalá-lo. Na Net tem muito material legal (tente http://www.profissionaloracle.com.br/). Não é boa prática, instalar o Oracle com as configurações default. Vc tem que criar um banco de dados para testar o servidor. Normalmente, o serviço do Oracle em uma máquina Windows, não é “startado” automaticamente, é bom que vc o configure para tal. Outro passo é fazer um teste no… utilise o Oracle Net8, que é o utilitário padrão de acesso ao DB. Nele vc terá que criar um serviço de comunicação com o banco de dados.