Java API - Classes mais comuns

Bom dia. Estudo Java diariamente e, em uma das minhas leituras, vi uma recomendação para ler a API. Desse modo tomamos conhecimento do que já existe pronto, reduzindo tempo de codificação.

Porém a API é muito extensa. Eu planejo ler tudo, um pouco a cada dia, bem de boa.

Mas fiquei curioso sobre as classes mais comuns da API. Aquelas que a maioria das aplicações implementam.

Quando digo “maioria” me refiro a apps com funcionalidades como: um GUI, banco de dados, login…

Desde já agradeço muito.

Não se prenda a isso. Conforme for praticando projetos, vai ser natural saber o que vai ser mais comum de acordo com o caso.

1 curtida

Concordo, você vai aprendendo na prática. Até porque não é apenas uma API, são infinitas. Tanto do próprio java como de terceiros. Mas o pacote java.lang é bem utilizado. Além dele o swing, para interfáce gráfica, apesar de que já existe o JavaFx. E para fechar, um que com certeza existe em todo projeto é a API Collections

3 curtidas

Mais importante que saber de cor (ninguém sabe e mesmo que soubesse tal não significava que fosse um excelente programador uma vez que poderia muito bem não saber quando aplicar o que), o importante é saber que existe e onde procurar.

Um problema que tu tenhas e que não seja algo muito específico de teu negócio, de certeza que já alguém teve e já implementou uma solução. Porque não hás-de tu usar a mesma solução?
*** Aqui *** tens várias APIs que te poderão ajudar. E não precisas de as ler exaustivamente mas saber que tens APIs para trabalahr com Strings, Collections, Ficheiros, Databases… Assim, quando precisares de alguma em específico deves então ler um pouco mais sobre ela e perceber como a utilizar.

3 curtidas

Muito obrigado! Você tem razão! Acho que fiquei meio impressionado com o volume de coisas que existe para explorar.

Vou continuar caminhando!

Muito Obrigado!

É verdade! Eu vou tentar terminar de estudar o básico e depois prosseguir os estudos através de algo mais prático. Vou tentar ter paciência para aplicar todos os conceitos (Algorítimos, modelamento, documentação e etc). Fazer algo simples e humilde, mas que funcione e seja bem feito.

Abraços e muito obrigado!

Muito obrigado pelas dicas! Já salvei o site que me recomendou! Eu programa a um certo tempo, mas é um ambiente industrial (Linguagem Ladder, PLC (Programadores Lógicos Programáveis), HMI’s), ou seja, programo coisas para máquinas e robôs.

Mas já faz um tempo que quero mudar um pouco. Comecei inciando Sistemas de Informação (precisava de um diploma mesmo). Mas faculdade não ensina muita coisa. Então decidi estudar sozinho. E cara, Java é muito “gigante”… Eu fiquei meio confuso quando comecei a pesquisar sobre a linguagem e sobre a comunidade Java.

Obrigado pelas dicas!

1 curtida