Java Application X JSP

2 respostas
F

Amigo!!

Gostaria de esclarecer uma dúvida sobre oq.. e como começar estudar Java...e qual a área de mercado + promissora.

é o seguinte: Tenho estudado muito sobre Java com interface Swing e AWT.

o problema é q colegas meus que trabalham com Java falaram que hoje em dia o mercado pede + programadores em JSP…

Apenas não gostaria de perder temo.

Obrigado

FABIANO

2 Respostas

louds

O mercado quer mais programadores de JAVA.
Se voce souber java bem, vai se dar bem com J2(E|M|S)E.

T

é o seguinte: Tenho estudado muito sobre Java com interface Swing e AWT.

o problema é q colegas meus que trabalham com Java falaram que hoje em dia o mercado pede + programadores em JSP…

Minha mulher está tomando conta de um monte de programadores Java em uma fábrica de software. Ela diz que os seguintes skills são necessários, na seguinte ordem de importância:

• Pensamento lógico - isso é muito, muito muito muito importante; resolve 85% dos problemas em qualquer linguagem que você vá usar. Não tenha preguiça de pensar. :shock:

• Java - a linguagem em si é muito importante: saiba exatamente o que é um StringBuffer e sua diferença com uma String, ou as classes de Collections do Java (ArrayList, Vector etc.). Isso resolve os 10%.
    Faltam 5%, que se referem às tecnologias que vou citar:

• Conceitos gerais de J2EE: saiba conceitualmente o que é um Web Container, um EJB Container, uma Message Queue, o que são Web Services e outras coisas. (Não é decoreba - você sabe que em programação decoreba não resolve - é para ter uma idéia de o que cada parte do seu sistema faz)

• Struts e JSP - nem tanto, porque um framework que encapsula o Struts é usado - mas você precisa saber como funciona, para poder debugar;

• EJB - para a camada de negócio o framework usa Stateless Session Beans, que são componentes tão bobos quanto aqueles componentes VB (COM+) que muitos já escreveram antigamente. Agora estão começando a usar Entity Beans, mas CMP, ou seja, nada muito complicado.

• JDBC - também encapsulada por um framework, na verdade saber só para não fazer besteira.

• Tinha esquecido, DHTML não é Java, e Javascript não é Java, mas você precisa conhecer ambos para poder ficar à vontade.

• Em outros lugares usa-se Hibernate, SpringFramework e outras tecnologias - depende de seu interesse conhecer tais tecnologias (e do lugar onde você vai fazer estágio… :wink:

Nem esquenta a cabeça com Swing e SWT. Se precisar desenhar alguma tela não muito bonita, use Thinlet em vez de se matar tentando desenhar telas com o Swing ou SWT, ou use HTML mesmo.

Criado 27 de setembro de 2004
Ultima resposta 27 de set. de 2004
Respostas 2
Participantes 3