Java Application X JSP

Amigo!!

Gostaria de esclarecer uma dúvida sobre oq.. e como começar estudar Java...e qual a área de mercado + promissora.

é o seguinte: Tenho estudado muito sobre Java com interface Swing e AWT.

o problema é q colegas meus que trabalham com Java falaram que hoje em dia o mercado pede + programadores em JSP…

Apenas não gostaria de perder temo.

Obrigado

FABIANO

O mercado quer mais programadores de JAVA.
Se voce souber java bem, vai se dar bem com J2(E|M|S)E.

[quote]é o seguinte: Tenho estudado muito sobre Java com interface Swing e AWT.

o problema é q colegas meus que trabalham com Java falaram que hoje em dia o mercado pede + programadores em JSP… [/quote]

Minha mulher está tomando conta de um monte de programadores Java em uma fábrica de software. Ela diz que os seguintes skills são necessários, na seguinte ordem de importância:

• Pensamento lógico - isso é muito, muito muito muito importante; resolve 85% dos problemas em qualquer linguagem que você vá usar. Não tenha preguiça de pensar. :shock:

• Java - a linguagem em si é muito importante: saiba exatamente o que é um StringBuffer e sua diferença com uma String, ou as classes de Collections do Java (ArrayList, Vector etc.). Isso resolve os 10%.
    Faltam 5%, que se referem às tecnologias que vou citar:

• Conceitos gerais de J2EE: saiba conceitualmente o que é um Web Container, um EJB Container, uma Message Queue, o que são Web Services e outras coisas. (Não é decoreba - você sabe que em programação decoreba não resolve - é para ter uma idéia de o que cada parte do seu sistema faz)

• Struts e JSP - nem tanto, porque um framework que encapsula o Struts é usado - mas você precisa saber como funciona, para poder debugar;

• EJB - para a camada de negócio o framework usa Stateless Session Beans, que são componentes tão bobos quanto aqueles componentes VB (COM+) que muitos já escreveram antigamente. Agora estão começando a usar Entity Beans, mas CMP, ou seja, nada muito complicado.

• JDBC - também encapsulada por um framework, na verdade saber só para não fazer besteira.

• Tinha esquecido, DHTML não é Java, e Javascript não é Java, mas você precisa conhecer ambos para poder ficar à vontade.

• Em outros lugares usa-se Hibernate, SpringFramework e outras tecnologias - depende de seu interesse conhecer tais tecnologias (e do lugar onde você vai fazer estágio… :wink:

Nem esquenta a cabeça com Swing e SWT. Se precisar desenhar alguma tela não muito bonita, use Thinlet em vez de se matar tentando desenhar telas com o Swing ou SWT, ou use HTML mesmo.