Java Básico Iniciante


Sou iniciante em java e estou cm duvidas com relaçao a etse codigo , que faz a tabuada de um numero inteiro entre 1 e 20, so que preciso de um metodo que se o numero for maior que 20 ou igual a zero
repita ao utilizador a entrada do numero ate o numero estar entre 1 e 20.Como esta o codigo se for maior que 20 encerra a execução n pede para repetir alguem pode me ajudar ?

metodo para isso ???
basta vc usar um if

while(num > 20){
System.out
if(num >= 1 || num > 20){
System.out.println(“igual a 1 ou maior que 20”);
}
}

para fazer um teste destes nem precisa de criar um metodo so pra isso…basta usar a logica. !

Mas se eu usar um if como no postado por voce acaba a execuçao ai ,eu preciso que a execuçao continue ,ou seja , vai me pedir novamente a entrada do teclado do numero ,sem parar a execuçao ate q ele seja menor ou igual a 20,ai testa novamente e se estiver entre 1 e 20 ele calcula a tabuada…

basta vc criar o metodo como pretende e ao achar o que quer no if, ele executar na saida o metodo novamente…

public void procuraNumero(){
   // codigo q passei
   //aqui chama o metodo novamente
   procuraNumero();
}

pronto. !

Lembre-se que for, while etc…sao repetidores, se naum tiver o q comparar eles executam td ate terminar…

ex.

for(int x = 0; x < 10 ; x++){ //codigo} 
//aqui o for vai executar ate ser o valor q esta comparando x < 10....ele naum testa nada, entaum naum sabe onde parar, vai executar ate o fim...

int i = 0
while(i < 10) {i++} 
// msma coisa do for

ok vou testar …obrigado

Quando for postar códigos, poste-os aqui do GUJ mesmo, usando a tag code:
http://www.guj.com.br/posts/list/50115.java

Cuidado que muitos usuários podem não ser capazes de acessar o local onde você compartilhou essa imagem.

Dê uma olhada se o código abaixo te ajuda em alguma coisa.
Pode não ser a melhor maneira mas vai te segurar enquanto não digitar um valor entre 1 e 20 e depois que calcular a tabulada volta a pedir o número novamente.
Tem que fazer o tratamento para aceitar somente inteiros senão sai por exception, ok?

[code]import java.util.Scanner;

public class Tabuada {
public static void main(String[] args) {
int num = 0;

	do {
		do {
			System.out.println("Digite um numero entre 1 e 20");
			Scanner numero = new Scanner(System.in);
			num = numero.nextInt();
		} while (num < 1 || num > 20);

		for (int i = 0; i <= 20; i++) {
			System.out.println(i + " x " + num + " = " + (i * num));
		}
	} while (true);
}

}[/code]Ulysses

obrigado…o código ajudou mesmo…

Lembre-se do tratamento do valor de entrada para o programa não tomar um exception.

Ulysses