Java Brasil 2007 - Para mim foi show de Bola

11 respostas
AvilaCS

Boa noite pessoal !!!

Gostaria de compartilhar com vocês minha leitura do evento e para isto começar dizendo: quem não foi perdeu!

Perdeu um evento com um alto nível técnico e oportunidades de conhecer e trocar figurinhas com profissionais de todo Brasil e que mesmo com os pequenos contratempos perdeu um evento muito bem organizado e com uma estrutura de boa qualidade.

Também não poderia deixar de registrar alguns pontos altos, na minha opinião, que marcaram positivamente o evento:

• a palestra do Lucas Machado sobre JSF foi de arrepiar, um verdadeiro show. O cara é TORA!!
  • outro que detonou foi o Rodrigo Yoshima: “Xô Gant Chart”
  • e mais um incrível show aconteceu no Agile Immersion do dia 02/11 com o Manoel Pimentel (aquela dinâmica de encerramento foi DUCA e fechou o dia com chave de ouro).

Resumindo: foi simplesmente um show! Valeu cada centavo investido.

E que venha o Java Brasil 2008.

11 Respostas

Luca

Olá

Este tópico refere-se ao evento noticiado em http://www.guj.com.br/posts/list/68505.java#359912

[]s
Luca

renatovcs

Vlw pela dica Avila! Será que dá pra fazer algo como um “mini-artigo” de algum ponto que vc achou mais interessante? Um aperitivo aqui pro pessoal que perdeu… Aliás, só ficou faltanto o link:

http://www.javabrasil.org/

AvilaCS

Renato, boa sugestão, então, segue uma breve transcrição do que na minha opinião foi mais importante:

Agile Imersion - Manoel Pimentel

Foi um workshop de aproximadamente 6 horas, onde foram passados os conceitos e valores dos métodos ágeis e depois uma breve conceituação de SCRUM, seguida de um exercício prático onde todos os conceitos e práticas do SCRUM foram utilizados. Um dos pontos altos foi a dinâmica de encerramento que nos evidenciou o quanto equipes alto gerenciadas podem ser mais produtivas e eficientes.

Gerenciamento de Projetos com Scrum - Rodrigo Yoshima

Este foi outro workshop de 6 horas sobre SCRUM. Foi um pouco mais conceitual que o Agile Immersion, no entanto foi bem completo e focou em situações corriqueiras
do dia a dia da utilização do SCRUM, como:

• atuação do Scrum Master conjuntamente com o product owner na identicação dos itens do Product backlog
  • atuação do Scrum Master e do time nas reuniões de planejamento da sprint,
  • negociação e definição da prioridade de itens com o product owner
  • estimativa de itens do product backlog;
  • daily meeting;
  • tratamento de impedimentos;
  • reuniões de Sprint review e Sprint retrospective;

Enfim foi uma abordagem teórica, só que calcada na grande experiência e vivência prática que o Rodrigo possui.

Minhas conclusões

Para mim, o evento cumpriu o que propôs: falar sobre práticas e métodos ágeis com um foco especial em SCRUM.

Com isto consegui identificar que tudo que venho aplicando nos últimos meses estão aderentes as tendências de mercado, e principalmente que a adoção de práticas ágeis na gestão, concepção, design e desenvolvimento não são mais tendências e sim uma grande e sonora realidade.

Vi também que devemos romper algumas barreiras em relação a alguns pontos e conceitos:

• Prestamos um serviço intelectual e não repetitivo o que caracteriza a necessidade de utlizarmos abordagens de um processo empírico pois o software é um organismo vivo e temos que parar de achar que os requisito são imutáveis pois não o são;

• Portanto, o software está em constante evolução e por este motivo trabalhar com escopo, prazo e custo fechado é loucura;

• Temos que envolver o cliente no processo de produção do software, ou seja, temos que estreitar e tornar periódica esta comunicação;

• Temos que entregar software pronto (para entrar em produção) e que agregue valor de negócio ao cliente, pois pesquisas comprovam que 45% das funcionalidades de um sistema nunca são utilizadas;

• Devemos documentar, mas somente aquilo que for necessário para garantir a qualidade interna do produto e conseqüentemente a fácil evolução e manutenção do mesmo.

Bem, esta é minha humilde opinião e espero que ela possa, de alguma forma, contribuir.

Luca

Olá

Ótimo relato. Quem dera outros tivessem a mesma paciência de fazer igual em outros eventos ou mesmo neste evento acrescentando outras opiniões.

[]s
Luca

rodrigoy

Olá Jossemar,

Esse foi meu primeiro evento que participei como palestrante na comunidade Java e gostei bastante. Escrever a coluna MundoOO já é gratificante, mas esse contato pessoal com os leitores foi muito especial.

Vou ver se arranjo mais tempo na minha agenda para ministrar nos eventos da nossa comunidade.

Abraços!

Luiz_Faias

O evento foi realmente um sucesso. Concordo com o Ávila quando diz:

Parabéns ao Felipe Ribeiro e à Fratech. Todos compreendemos que a experiência conta muito na organização e só irá melhorar com o tempo, mas por ser o primeiro evento dessa categoria foi ótimo!

Pra mim o ponto mais importante foi a divulgação das metodologias Agile pelos caras que são os maiores nomes no Brasil. Isso traz enorme credibilidade para o evento.

Valeu muito a pena conversar com os palestrantes e os participantes, e trocar experiências em alto nível (arquitetura, patterns, etc…). Nesse tipo de evento dá pra perceber a força que a comunidade Java tem pois ninguém é “estrela”. A grande maioria tem humildade pra ajudar quem está começando e assim todos ganham.

Tive discussões interessantes com alguns palestrantes como o Jorge Diz e o Reinaldo Braga sobre EJB x Spring, Struts2 x JSF e aprendi bastante com isso.

No lado técnico todo mundo consegue informação sendo autodidata, mas uma simples troca pessoal de experiências pode valer muitas noites de sono.

Vamos apoiar as iniciativas dos organizadores de eventos como este e fazer valer essa união da comunidade!

feliperod

Pode crê galera… posso dizer o mesmo, pois pra mim o evento teve muito aprendizado também. Com muita alegria pude participar de um evento desse nível, que acho que ficará na memória por um bom tempo.

Não tenham dúvida de que esse foi um evento que mudou conceitos dentro da Fratech.

Obrigado pela presença de todos…

Ah, e eu estou escrevendo uns reviews para postar no site da Fratech. Acho que mais uns 2 dias estará tudo lá.

manoelp

Olá Pessoal,

Realmente o evento foi DUCA mesmo(ehehe), tanto na trilha sobre Java, como ná trilha sobre Agile.

Postei em meu blog (http://manoelpimentel.blogspot.com), um resumo com algumas fotos do mesmo.

E gostaria mais uma vez de parabenizar a Fratech pela organização do evento, continuem melhorando sempre, ok?

Grato,

feliperod

Bom, antecipando minha previsão, acabei de postar algumas coisas no blog da fratech sobre o evento.
Peço que acessem e comentem.

[]`s

Luca

Olá

Onde?

[]s
Luca

feliperod

OPs… Foi mal

Está no http://blog.fratech.net

Criado 4 de novembro de 2007
Ultima resposta 7 de nov. de 2007