Java, C#, Metro, Android, TIOBE. Java ou C#? Me de boas razões para escolher Java depois disso

Olá galera depois de fazer varias pesquisas no Google, sobre o desenvolvimento de aplicativos para Windows 8 que virá com sua nova interface, o Metro, só será suportado pelas linguagens da Microsoft, C#, VB .Net …, e Java, quando comecei a estudar Java pensei que seria a melhor opção, por ser multiplataforma e por rodar em muito mais sistemas do que as linguagens .Net da Microsoft que só funcionam no Windows, e também porque gosto bastante do Linux. Mas depois de ver que estes gráficos abaixo da TIOBE e alguns posts aqui no Off-topic do fórum fiquei com muita dúvida. Por tanto gostaria de saber a opinião de vocês, vocês acham que o Java está perdendo posição para o C# da Microsoft e que talvez será substituído pelo C#? Será que o Java será utilizado no futuro apenas para desenvolver aplicativos Android? Pois pelo visto a Microsoft não quer aplicativos Metro escritos em Java. Me deem boas razões para escolher Java ao invés do C#, e deem uma olhada nas estatísticas abaixo.


Fonte: http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html


[size=18]The Java Programming Language[/size]

Highest Rating (since 2001): 26.492% (1st position, June 2001)
Lowest Rating (since 2001): 14.804% (2nd position, October 2004)
Paradigms: Object-Oriented
Type system: Statically typed

Fonte: http://www.tiobe.com/index.php/paperinfo/tpci/Java.html


[size=18]The C# Programming Language[/size]

Highest Rating (since 2001): 8.763% (3rd position, January 2012)
Lowest Rating (since 2001): 0.384% (22nd position, August 2001)
Paradigms: Object-Oriented
Type system: Statically typed

Fonte: http://www.tiobe.com/index.php/paperinfo/tpci/C_.html

Falaram que o cobol ia acabar, muito conhecido meu sustenta família com ele até hoje, se tiver JVM pra win8 vai ter java, não entendo porque c# substituiria java, talvez para desktop no Windows sim TALVEZ, mais cliente/servidor, acho que não em, os motivos são os mesmos que você encontra em todos os tópicos que tem isso de Java x C#, Java EE está ativo e continuara assim por muito tempo, esses gráficos ai sei não em… prefiro me basear na minha realidade, procure por vagas em ambas a tecnologias e vai ter uma resposta.

[quote=Zignd]Olá galera depois de fazer varias pesquisas no Google, sobre o desenvolvimento de aplicativos para Windows 8 que virá com sua nova interface, o Metro, só será suportado pelas linguagens da Microsoft, C#, VB .Net …, e Java, quando comecei a estudar Java pensei que seria a melhor opção, por ser multiplataforma e por rodar em muito mais sistemas do que as linguagens .Net da Microsoft que só funcionam no Windows, e também porque gosto bastante do Linux. Mas depois de ver que estes gráficos abaixo da TIOBE e alguns posts aqui no Off-topic do fórum fiquei com muita dúvida. Por tanto gostaria de saber a opinião de vocês, vocês acham que o Java está perdendo posição para o C# da Microsoft e que talvez será substituído pelo C#? Será que o Java será utilizado no futuro apenas para desenvolver aplicativos Android? Pois pelo visto a Microsoft não quer aplicativos Metro escritos em Java. Me deem boas razões para escolher Java ao invés do C#, e deem uma olhada nas estatísticas abaixo.


Fonte: http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html


[size=18]The Java Programming Language[/size]

Highest Rating (since 2001): 26.492% (1st position, June 2001)
Lowest Rating (since 2001): 14.804% (2nd position, October 2004)
Paradigms: Object-Oriented
Type system: Statically typed

Fonte: http://www.tiobe.com/index.php/paperinfo/tpci/Java.html


[size=18]The C# Programming Language[/size]

Highest Rating (since 2001): 8.763% (3rd position, January 2012)
Lowest Rating (since 2001): 0.384% (22nd position, August 2001)
Paradigms: Object-Oriented
Type system: Statically typed

Fonte: http://www.tiobe.com/index.php/paperinfo/tpci/C_.html[/quote]

meu… esse ai pegou pesado, falo para variar que o java está caindo e o c# subindo, citou o tiobe, um gráfico em que o java estava mal em 2005, falaram que o próximo windows não vai ter java(hein?)…

os trolls de hoje em dia estão mesmo descarados…kkkkkkkkkkkkk não te moutra explicação para juntar todas essas falacias num post só, não é possível.

Impossível o Windows 8 não rodar Java. Ele não vai rodar com a interface Metro (que nem tem mais esse nome), mas com certeza, softwares java rodam no windows 8. A Plataforma Java é muito maior que a Plataforma .NET, a linguagem Java pode ficar atrás do C#, mas em termos de eco-sistema o Java é bem mais amplo. Se você puder conhecer as duas, melhor pra você, que vai ter mais mercado. Acho que o Java (Plataforma) ainda tem muito tempo pela frente. É importante dizer que esses gráficos são de popularidade, extraídas principalmente de mecanismos de busca como o Google, Bing, etc, não significa que a linguagem está sendo mais ou menos utilizada.

[quote]meu… esse ai pegou pesado, falo para variar que o java está caindo e o c# subindo, citou o tiobe, um gráfico em que o java estava mal em 2005, falaram que o próximo windows não vai ter java(hein?)…

os trolls de hoje em dia estão mesmo descarados…kkkkkkkkkkkkk não te moutra explicação para juntar todas essas falacias num post só, não é possível.[/quote]

Se tu acha que Java estará aqui pra sempre e todo mundo que diz o contrário é troll, parabéns você é o típico fanboy que todos nós sempre ouvimos falar por aqui.

Mas não acho que ele esteja trolando. Apenas um post confuso, o que é normal já que estamos num período onde muitas mudanças estão acontecendo.

Voltando ao tópico, que Java segue ladeira abaixo, acho difícil alguém discordar (e lógico que por ser um fórum de Java um ou outro aqui pode discordar).

Mas a verdadeira falácia aqui é que 1) tablets com windows 8 vao se proliferar e 2) que aplicativos para tablets serão criados usando C#.

Na minha opinião, mesmo que 1 e 2 se mostre verdadeiro, não significa que desenvolvedores vão de fato deixar de ir nativo, para usar uma linguagem mais lenta, que compila para bytecodes.

Não acho que alguém vai usar essa interface Metro (ou seja qual for o novo nome) em desktops. Por isso assumi que ele estava se referindo a tablets.

E sim, já esta confirmado que Windows 8 pra tablets não vai rodar Java.

[quote=tionil]
Não acho que alguém vai usar essa interface Metro (ou seja qual for o novo nome) em desktops. Por isso assumi que ele estava se referindo a tablets.

E sim, já esta confirmado que Windows 8 pra tablets não vai rodar Java.[/quote]

Acho que cada tecnologia tem seu espaço. Quanto achar que o Java está caindo só porque uma empresa lançou um dispositivo que privilegia sua tecnologia não se justifica. Isso sim é uma falácia, seria o mesmo achar que o Objective C vai passar
outras tecnologias só pq o segundo maior sistema operacional para dispositivos móveis o utiliza. acho o C# .NEt tá conquistando muito bem seu espaço, assim como outras tecnologias, mas repito, ainda vai demorar muito para se tornar mais popular que o Java.

Já que vocês gostam de gráfico, esse aqui é bem interessante.

http://devrates.com/stats/index

Vá no apinfo e veja a quantidade de vagas existentes para java.

C não te agradar, prometo que vou entender se você mudar de linguagem de programação. [=

A velha discussão se o Java vai morrer ou não… (Parte 54, rs),

Bom, em primeiro lugar não confie cegamente no TIOBE, pois sua estimativa não é muito confiável.
Alguns motivos para não abandonar o Java:

-está presente em mais de 3 bilhões de dispositivos móveis;
-possibilita desenvolver para mobile (JME e Android);
-a plataforma JEE permite a construção de aplicativos web corporativos extremamente robustos e confiáveis;

  • Java está presente no backend de muitos sites robustos, como Twitter por exemplo;
  • a tecnologia JavaFX permitirá construir aplicativos desktop com qualidade gráfica e desempenho nunca antes vistos em Java;
  • onde houver uma JVM haverá um programa java rodando. Acho improvável que o Windows8 não venha com suporte ao java;
  • comunidade extremamente numerosa e ativa como suporte ao desenvolvimento;
  • disponibilidade de inúmeros frameworks para auxiliar no desenvolvimento Há frameworks para todos os gostos e propósitos, sendo grande parte gratuitos e/ou open source;
  • vc pode começar a desenvolver com qualidade sem gastar um centavo com licença, pois as principais IDES (Eclipse e Netbeans) são gratuitas;
  • vc não fica dependente de uma tecnologia proprietária para desenvolvimento concentrada nas mãos de uma empresa;
  • suporte a desenvolvimento de sistemas embarcados com Java Embbeded como setup boxes, programação para TV Digital, Java Card, etc.

Enfim, essas flutuações de linguagem sempre existirão. Não há a linguagem perfeita. É claro que ideal é ser um desenvolvedor poliglota com conhecimento em várias linguagens. Porém, nem sempre isso é possível.

[quote=maykoone]
Acho que cada tecnologia tem seu espaço. Quanto achar que o Java está caindo só porque uma empresa lançou um dispositivo que privilegia sua tecnologia não se justifica. Isso sim é uma falácia, seria o mesmo achar que o Objective C vai passar
outras tecnologias só pq o segundo maior sistema operacional para dispositivos móveis o utiliza. acho o C# .NEt tá conquistando muito bem seu espaço, assim como outras tecnologias, mas repito, ainda vai demorar muito para se tornar mais popular que o Java. [/quote]

A que vc atribui o crescimento de objective-C se não é devido ao iOS e a AppStore?

Não acho que alguém vai usar essa interface Metro (ou seja qual for o novo nome) em desktops. Por isso assumi que ele estava se referindo a tablets.

E sim, já esta confirmado que Windows 8 pra tablets não vai rodar Java.[/quote]

Eu acredito mais no iPad continuar reinando e o Android entrar com força nos tablets do que Windows 8 fazer sucesso (em tablets)

Windows RT para tablets não terá suporte a Java, e Windows 8 para desktop vai vir de fabrica configurado para aceitar apenas aplicativos baixados da Metro Store, que não aceita Java.

Alguém tem duvida que a maioria dos usuários vai preferir a experiência integrada da loja de aplicativos?

Windows RT para tablets não terá suporte a Java, e Windows 8 para desktop vai vir de fabrica configurado para aceitar apenas aplicativos baixados da Metro Store, que não aceita Java.

Alguém tem duvida que a maioria dos usuários vai preferir a experiência integrada da loja de aplicativos?
[/quote]

Eu acho q a primeira coisa que os usuários vão fazer é mudar da interface Metro pra interface tradicional :slight_smile:

Eu disse que isso era uma falácia, igual dizer que o C# vai passar o Java só pq o Tablet com Windows não suporta Java. Quer que eu desenhe pra você entender

Eu disse que isso era uma falácia, igual dizer que o C# vai passar o Java só pq o Tablet com Windows não suporta Java. Quer que eu desenhe pra você entender[/quote]

Não é igual porque objective-C vai passar Java. É só uma questão de tempo.

No caso do C# ainda vai depender da MS fazer tudo certo nessa nova empreitada e tablets com windows realmente se tornarem popular no mercado.

Apesar de gostar de desenvolver em Java para Desktop, eu acho que existem tecnologias melhores para isso do que o Java.

Um exemplo é a linguagem C#, que na minha opinião é muito melhor que Java para Desktop em ambiente Windows.

O Java é forte na Web, isso não tem o que discutir, mas para Desktop, seja em ambientes Windows ou Linux, tem opções muito melhores.

É o milésimo post do tipo ‘corram para as montanhas’. :lol: :lol: E o Java continua forte e consolidado.

1 Falam que o Windows 8 não vai rodar Java, mas qualquer um que baixar o beta dela no site da MS vai ver que ele roda sim, Java. Não suporta a interface Metro ainda, mas nada impede que uma futura versão do Java ofereça esse suporte, mas tem de ver se ela vai engrenar. Alguém lembra o tanto de tecnologias que a MS já disse que seria o padrão e que não vingou?

2 Windows 8 RT não vai ter Java, assim como o iOS, nem por isso o Java foi afetado. Aliás, o Windows Phone 7. e 7.5 já não têm Java e o mundo não acabou. E até hoje não chegou a 2% do mercado de smartphones, mesmo com todo o dinheiro investido e o grande peso da marca Microsoft. E o pior: a grande aposta que seria a Nokia já está dando 50% de desconto na venda dos seus aparelhor, que já estavam em queda. A excessão dos EUA onte teve um relativo sucesso, o sistema não agradou em smartphones. Então não dá pra concluir que vai agradar em tablets.

Acredito que o Java ainda vai crescer bastante tempo, mas terá que dividir seu espaço com outras boas linguagens e isso é positivo. Concorrência sempre é positivo, ainda mais agora que o Java voltou a evoluir lançando nova JDK.

Cair mais de 3 por cento no TIOBE é estar consolidado?

Já está provado e mais que provado que a lista TIOBE é bastante irreal, se baseia em search tags.

A linguagem Java tem seu crescimento estável tendo em vista a atual confiabilidade dos desenvolvedores; em um crescimento estável queda e ascensão são relativas.
Veja que o .Net ganhou bastante campo nos últimos anos, e o TIOBE só diz que ele cai, sem falar que novos profissionais são formados a cada ano para trabalharem com Java.
O Java tem o maior mercado de trabalho no mundo com uma diferença de mais de 120 pontos percentuais em relação à maioria das plataformas… dizer que o Java vai cair é o mesmo que dizer que o C++ morreu.