Java: cada vez mais presente - Interesse mútuo

É com grande satisfação que comunico a notícia:

Juiz dá 120 dias para a Microsoft incluir o Java (versão original da SUN) no Windows
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u12060.shtml

[]s

Diogo Montanaro Pedroso
diogompbr@yahoo.com.br

Acho que as respostas a pesquisa serão um tanto o quanto óbvias… :smiley:

É, eu sei disso… foi apenas para quebrar a rotina e fazer uma graça… :smiley:

Sou usuario de Linux full time, e como muitos por ai, nao gosto de muita coisa em relacao a atitudes da MS. Agora, nao entendo pq forcam ela a incluir a JVM por padrao no Windows. Voce instala um Linux ou qualquer outro e nao tem JRE, tem que pegar no braco.

Pq o Windows eh obrigado a ter por default?? Pq nao obrigam o Linux, FreeBSD e outros tmb?

Rafael

Eu acho que a questão com o Windows foi muito mais o fato de ela tirar a JVM de uma hora pra outra (coincidentemente quando começou a vender o .NET) do que o simples fato dela ter ou não.
Tipo um “direito adquirido”…
E quando resolveu colocar de volta no IE6/XP, foi uma cheia de bugs que vive tendo “update de segurança”, afetando a credibilidade do Java para os usuários Windows.

apesar de gostar do java, ainda sou fã do sol nas horas de total nada para fazer…

Mas entao, forcaram ela a colocar, entao ela disse “Ok, vou colocar… agora, qualidade eh outra historia”.

Acho que fazem mta guerra por causa disso… obviamente que eh melhor vir com o Java por padrao ja, facilita mto as coisas, mas obrigar a fazer isso eu nao acho correto.

Rafael

Éééé não sei bem como perguntar… mas… bem… não custa nada não é?? A não ser uma possível expulsão do forum talvez… bem… de qualquer maneira vou fechar os olhos e arriscar…

[size=“7”]O que é sol??[/size] :oops:

Quando comecei na faculdade com as cadeiras de programação, lógica, etc…
Tinhamos a chance de desenvolcer projetos em qualquer linguagem (acho até que na maioria das faculdades é assim), como já tinha familiaridade com o Pascal, obtei pelo Delphi e caiu como uma luva…
Além do mais o pessoal que pretendia utilizar o Java, o faziam pq era uma liguagem do momento e tal… E ficou com umas turmas meio divididas… Na prática, os projetos desenvolvidos pelo “pessoal” do Delphi eram entregues sempre no prazo correto e na maioria das vezes o “pessoal” do Java recorria ao “pessoal” do Delphi… :lol:
Bom, não quero dizer que o Java não é viável e tal mas que como qualquer linguagem que está ainda crescendo e sendo incorporada pela comunidade, tem suas dificuldades (digamos assim)…
E tem mais… Se os exercícios fossem hoje, acho que sairiam melhor… :wink:
Hoje em dia, tenho alguns projetos simples desenvolvidos por mim em Delphi nas empresas em que dou suporte e que estou transformando em Java (quando dá)… Acho o Java uma das linguagens mais interessantes e que mais tem crescido, a familiaridade do Java com o C++, se não estou enganado, é bastante propícia… Pq sempre achei que programador que é programador tem que saber C/C++ (Sem falar do Assembly)…O Java como aplicativos para celulares, internet, enfim…
Hoje visto a camisa do Java com maior orgulho… Aguardem em breve estarei me certificando… 8)

Leandro,

[size=“7”]É solitaire, o jogo de paciência do Windows![/size]

Mas eu gosto bem mais do Mahjongg, que vem com Gnome / KDE!

Isso eh muito relativo. Java trabalha muito diferente de Delphi. Java querer uma maneira de pensar um pouco difernete do usual, e isso muita gente nao esta acostumada a fazer ( muitos nao conseguem nem pensar nos casos normais heheheh :wink: )

Rafael

[quote]Pq o Windows eh obrigado a ter por default?? Pq nao obrigam o Linux, FreeBSD e outros tmb?

Rafael[/quote]

Ora, pq o Windows tem o monopólio e, conseqüentemente, o .NET e suas linguagens tbm terão se nenhuma ação - em termos mercadológicos - for tomada por parte das autoridades americanas.

Esse é o objetivo da M$ - matar o Java e conseguir o monopólio no desenvolvimento em todas as áreas (web, desktop, etc.) - e foi esse também o argumento apresentado pela Sun na última ação impetrada por ela contra a M$ que culminou na decisão do referido juiz que, aliás, acho muito justa.

Abraços

Eu nao acho justa. Se a Coca-Cola dominasse 90% do mercado, a Pepsi teria direito a propaganda nas latinhas de Coca? (bah, eu defefendo windows… preciso de ferias )

Rafael

Eu acho que se dentro da coca tivesse pepsi estragada deveria

Sem contar que eles estão apostando tudo no .NET (a microsoft toda!) vai ser igual com o XBOX (AHAHAHAHA bem feito) – sou feliz, tenho um PS2 se tivesse XBOX ja tava no lixo faz tempo!

Bem, se a Coca-Cola desse refrigerante de graça (eu não iria reclamar :smiley: ) - como a M$ fez com o IE pra derrubar o Navigator - até que seria uma boa solução hehe.

Esse assunto dá muito pano pra manga. É difícil falar em justiça quando se trata de M$. Ela sempre se aproveitou do seu monopólio pra derrubar ou engolir suas concorrentes, por isso achei justa a decisão. Não sou anti-M$; acho isso uma besteira. Ela tem seus méritos, mas o espaço na areia é pra todos.

Como disse o Larry Ellison, “se a M$ pudesse ela criaria sua própria versão do idioma inglês”. Talvez fosse se chamar “English XP”. :mrgreen:

Realmente faz todo sentido eles obrigarem o Windows a conter a JVM, e não Linux, FreeBSD, etc.
Isso porque o objetivo das leis anti-monopólio americanas é proteger os consumidores. Se é criado um monopólio e os consumidores tornam-se dependentes dele, a empresa pode de uma hora para outra aumentar seu preço ou diminuir a qualidade dos seus serviço sem que ninguém possa fazer nada a respeito.
Em qualquer iniciativa Open Source isso já não acontece. Ninguém por exemplo vai brigar com a Apache por dominar o mercado de webservers. A proteção dos consumidores está implícita, porque se uma empresa começa a não fornecer o produto adequadamente, outra automaticamente vai perceber que existe a possibilidade de conquistar os clientes insatisfeitos e irá prover um serviço melhor sem a necessidade de um difícil processo de adaptação por parte do cliente.

Sobre a Coca-cola e a Pepsi, provavelmente o que ia acontecer seria alguma iniciativa para controlar a força de distribuição que ela tem. Cada caso é um caso. Neste, colocar uma JVMzinha que funcione já ajuda bastante a equilibrar as forças. Em outros casos, o governo americano foi até mais drástico, como quando dividiu a AT&T nas baby bells.

Com certeza a decisao do Juiz faz com que o java fique mais popular, assim também acho que a microsoft é dona do IE, eu tambem nao gostaria de ser dono de um projeto e ter que ser obrigado a incorporar sistemas dos outros, mas no caso da microsoft ela foi obrigada a tal atitute, pois ela ja oferecia o JVM e seus IE e agora com o surgimento do .NET ela retirou predominando um monopolio forcado, correta a decisão do Juiz. Talvez se a Microsoft não tivesse colocado a JVM desde do inicio…

fui

O Estado tem o direito de intervir nas empresas para manter o equilibrio econômico. Essa é uma atitude antimonopolista, o que para um país é bom, pois aquece a economia. Simples capitalismo.

Concordo 100% com vc, e é essa maneira diferente que faz do Java bastante interessante…
Um bom programador que quer estar sempre atualizado e preparado, deve estar atento a tudo que puder assimilar e desenvolver em cima do que aprendeu… O mercado é muito competitivo…

Fugi um pouco do assunto Windows…
Muito se fala sobre Windows X Linux (ou versus outra coisa)…
Eu admiro a Micro$oft pelo aspecto competitivo… Mesmo tendo uma política agressiva de mercado…
Não dá pra ser muito bonzinho nesta área…
Muitos falam, mas quem não queria chegar a ter os quase 80% de S.O. nas máquinas no mercado MUNDIAL???
Acho um pouco de hipocrisia meter o pau na Micr$oft, tudo bem que muito se falam da qualidade do S.O. em questão, quem sabe qualidade, não seja a chave do negócio no momento? Antes era quem era mais rápido… O que a Micro$oft foi… Mesmo com aquela velha história de ter copiado a interface dos Macintosh…
Na prática… Quando se desenvolve softwares por aí o que mais se utiliza ainda é o Micro$oft… Mas como mencionei antes, quando houver mais qualidade no outro concorrente, aí o bixo pega…
Minha experiência com o Linux é muito boa, comecei a utilizar na versão do Conectiva 3.0… Não tive maiores problemas em instalar nenhum periférico… A versão 7.0 é show de bola… A qualidade está chegando… Basta agora o mercado incorporar…