Java - Canhão para matar formigas

Calma meus amigos amantes do Java, não sou eu quem estou dizendo essa frase, apenas a li por esses dias aqui na comunidade e gostaria de expor minha opnião sobre o assunto e começar um tópico da maneira mais saudável possível… vamos lá…

vou começar com outra frase já bastante conhecida: “Não existe bala de prata”.

Com o advento de Tecnologias como Ruby, Python e seus calhamaços de ramos e Frameworks, percebo que alguns amigos que antes eram Javeiros até os pés, hoje em dia estão migrando para o lado NEGRO da força (rsrsrsrsrs brincadeira)… simplesmente ignorando Java e tudo o que essa linguagem representou e ainda representa para o mercado e para sua comunidade. Lembro-me um tempo atrás um amigo que criou um tópico na Info com a seguinte frase “Java já era”, já se passaram 5 anos ou mais depois daquela afirmação e o que se vê é uma plataforma cada vez mais forte. Fiquei pensando, com que cara esse profissional deve estar agora ?? Se eu o conhecesse ia malhar muito da cara dele, por falar essas besteiras…

Outro dia ví um comentário de um Javeiro de alma dizendo que Ruby não sobreviverá por muito tempo… caracaaaa será que essa galera não aprende ?? Neguinho sai da faculdade bitolado em alguma coisa nova e acha que é a melhor coisa do mundo e que nunca vai acabar e será pra sempre a melhor linguagem do mundo, etc… Não há BALA DE PRATA, isso já ficou comprovado… e realmente Java tem se tornado “Canhão pra matar formigas”, tendo em vista que alguns profissionais e empresas estão pagando e pegando esse canhão pra matar suas moscas sem nem se preocupar com o rombo que farão em seus projetos e cronogramas…

Mas quero ir mais além… e vou desafiá-los com uma pergunta que eu considero relevante (se não considerarem então ignorem e fechem o POST), Será que só existem moscas no mercado ??? Onde estão os monstros e os navios que queremos derrotar ??? Só existem moscas mesmo ??? Não existe uma situação, ligeiramente que seja, suficientemente difícil e grande uma esses mata-formigas por aí não se tornam inúteis e um canhão se faz necessário ???

Será que a NASA deveria parar de lançar foguetes novos e começar a lançar Boeings para o espaço ?? Ou porque então investir em prédios super-altos se os baixos hoje estão dando conta do recado ?? Estão querendo fazer avanços na telefonia móvel, mas pra quê se a WEB já abrange todos os âmbitos da comunicação ???

Perceberam… já dizia o Filósofo ADO, A-ADO, CADA UM NO SEU QUADRADO… Fico triste em ver pessoas menos prezarem uma tecnlogia consolidada e que dá um retorno imensurável para empresas e profissionais que a usam, trocando-a por algumas tecnologias da MODA (não que essas não tenham sua importância, LEMBREM: ESCOPOOOO)… Fico triste não pela tecnologia em sí, mas pelos profissionais que se mostram modistas e incapazes de fazerem realmente uma reflexão e perceber que o grande problema de canhõs que matam formigas não está no canhão, mas no indivíduo que resolveu usar o canhão…

Só pra finalizar, uma brincadeirinha sem graça. O atirador de canhão ganha bem mais e é bem mais reconhecido que o operado de “MATA-FORMIGA”…

Abraços :wink:

Não entendi onde esse post quis chegar. Aliás, parte dele até me pareceu meio contraditória.

Engraçado mesmo, pois no tópico Complete a frase: “Todo programador java BOM que eu conheço…” , eu vi, se não me engano, duas pessoas falando o seguinte: “Todo programador java BOM que eu conheço NÃO programa mais em Java.”

Agora que eu estou querendo entrar no mundo Java, o pessoal já vem falando que tá acabando…rsrsrsrsrs

hehehehehe por isso chamei de reflexivo… na verdade a confusão pode ter vindo da pressa na hora de escrever… mas vamos lá…

Será que devemos nos privar de usar um canhão, só porque alguém que queria matar formigas as matou com um canhão ?? Será que não existem problemas suficientemente grandes que só possam ser resolvidos com um Canhão… porque a idéia que passa é que um canhão é ruim… e um mata-formigas resolveria todos os problemas da humanidade… e não é bem assim…

Abraços e espero ter sido mais claro agora… hehehehehehehehe

Diego… Java não está acabando… na verdade está apenas começando…

Justamente por isso que citei que as MODAS estão infestando a galera que ainda não entendeu o que o Java é de verdade… Java chegou pra ficar mano, dentro de seu Escopo é claro…

Exemplo: tô com um livro de Ruby pra estudar… acho importante vc aprender uma linguagem para conhecer seus pontos fortes, mas sei que o mesmo não resolve metade dos problemas que o Java resolve… quem sabe um dia, mas ainda não… Java cresceu assustadoramente e maioria de seus desenvolvedores não conhece nem metade da capacidade da tecnologia… os que conhecem estão ricos… heheheheheh Infelizmente eu sou um dos que não conhecem a totalidade do gigantesco universo chamado Java

Como são as coisas, à quanto tempo atrás que começaram a falar que o Delphi morreu??? Pois bem, hoje eu trabalho com Delphi, sei que estou tecnologicamente “ultrapassado”, mas ainda sim programo em Delphi. E ainda se pode ver oportunidades de emprego, mesmo que não sejam muitas como se vê em Java e .Net hoje, mais tem.

Não estou aqui defendendo o Delphi, nem Java, nem .Net. Mas apenas mostrar que uma tecnologia não morre assim, de um dia para o outro, ainda mais o Java, pelo tamanho da comunidade que se tem nos dias de hoje.

Tenho muita vontade de trabalhar com Java, mas infelizmente, hoje em dia, até para vagas de Júnior, as empresas estão pedindo de 2 a 3 anos de experiência. Por isso e por outros fatores, que semana que vem estou indo para SP fazer um curso na Caelum, pra ver se consigo aumentar minhas possibilidades e entrar de vez no mundo Java…

Diego… a resposta é simples… é porque Delphi tem seu escopo… Simples assim… era justamente isso que queria comentar quando criei o tópico… Seria o mesmo que dizer que Delphi é uma raquete de Tênis (credo que exemplo tosco) enquanto o Java é um Canhão… aí vc vai me dizer… “Bom os jogadores de Tênis irão querer continuar jogando Tênis com Raquete, não com canhões, e por isso ainda há muito mercado para raquetes de tênis e vou ser rico trabalhando com isso” Simples…

Exemplo que lembrei agora… há 4 anos atrás meu professor soltou uma pérola na sala, que na época eu concordei… “Não adianta mais Programar em Desktop, o futuro agora é Programação WEB”… realmente ele não está(ava) errado… porém ao chegar em uma nova empresa em 2008, meu primeiro trabalho foi… Adivinha… Adivinha… Aplicação Desktop e de Uso crítico do Cliente… e o Dono da empresa, ficando rico com aplicação Desktop… hehehehehe no final trabalhei Desktop e WEB tbm…

Procura vaga de emprego em COBOL, tem em lote e ainda pagam bem acima do mercado… Aprenda COBOL e seja feliz… que louco não ?? pra uma linguagem, que segundo muitos, já havia morrido

Uh, mas o objetivo de muitas dessas novas linguagens é mesmo resolver metade(ou menos) dos problemas que Java resolve. A metade que importa para eles.

São linguagens que preferem usar veneno p/ formigas para matar formigas.

Bom, vamos por partes (como um esquartejador faria):

1. Java linguagem ou plataforma?
    R. Se for linguagem, bom, duvido que tenhamos ela para usar dentro de alguns anos. Motivo? Veja as linguagens que rodam na plataforma. O fato de se tornar universal está tornando a plataforma gigante.
  2. Ruby, Python, Scala, Erlang ou todas?
    R. Todas. Mas comecem a olhar com carinho para Scala.
  3. Devo aprender a linguagem Java atualmente?
    R. Claro, se não for para usar, que seja para obter disciplina.
  4. Ruby, Python, Scala são de conceitos mais difíceis ou estranhos?
    R. Não, mas se olhar como um programador Java, será.
  5. Ruby on Rails será o futuro?
    R. Não. Se Ruby não tiver outros frameworks, fazendo frente ao Rails, será seu início e fim. O que torna o Java tão usado são as opções. Inovação vem de concorrência.
  6. Isso significa que devo esperar para ver se Rails será bastante requisitado primeiro?
    R. Conhecimento não pesa e é a única coisa que você pode carregar aos montes sem se cansar. Estude-o, mesmo que não o utilize. Pode ser que uma hora a oportunidade apareça e você já esteja preparado.

Eu entendi seu ponto, Adriano, mas você está esquecendo de avaliar o mercado de “não-moscas” atual. Dada a maneira como aplicações escalam hoje e como diversas linguagens e plataformas cooperam Java é apenas uma entre diversas opções para este mercado.

Para aplicações simples Java é um canhão. Para aplicações complexas Java é apenas mais um entre tantos canhões. Nem bom, nem ruim: depende. Por isso que todo programador Java razoável que eu conheço programa no dia-a-dia em pelo menos mais uma linguagem.

Poutz pcalcado… perfeito cara… era aí que eu queria chegar… meu objetivo não é dizer que Java é a solução para os problemas da humanidade e isso vc entendeu claramente, só vejo que: o Canhão também tem sua utilidade… por isso eu perguntei “Será que hoje em dia só existem formigas ??” pois a (plataforma, tecnologia, linguagem) Java, estava sendo colocada como problema, por conta de alguns detetizadores a estarem usando para matar formigas… heheheheheheheh acho que o objetivo foi alcançado…

Falows :wink:

O seu argumento foi um canhão… Muito extenso para um ponto formiga… :slight_smile: Um projeto web com EJB, ou Java para scripts… :slight_smile:

[quote=pcalcado]Eu entendi seu ponto, Adriano, mas você está esquecendo de avaliar o mercado de “não-moscas” atual. Dada a maneira como aplicações escalam hoje e como diversas linguagens e plataformas cooperam Java é apenas uma entre diversas opções para este mercado.

Para aplicações simples Java é um canhão. Para aplicações complexas Java é apenas mais um entre tantos canhões. Nem bom, nem ruim: depende. Por isso que todo programador Java razoável que eu conheço programa no dia-a-dia em pelo menos mais uma linguagem.[/quote]
Não desenvolvemos mais para uma unica Plataforma , desenvolvemos fora dela e em extensão para novos features e frameworks, o mundo WWW é vasto e como você mesmo se colocou “Todo o programador Java trabalha com mais de uma linguagem”. Faria outra observação, todo o programador hoje atua diretamente ao dominio do cliente, sem decidir por arquitetura ou se preocupar com aspecto de configuração, esse mesmo só invoca serviço, programação ficou bem mais especializado, tendo melhor separação de responsabilidade.

Pois é cara… mas sabe aquela formiga que te incomoda tanto que dá até raiva ?? por isso usei o canhão…

Abraços :wink:

[quote=pcalcado]Eu entendi seu ponto, Adriano, mas você está esquecendo de avaliar o mercado de “não-moscas” atual. Dada a maneira como aplicações escalam hoje e como diversas linguagens e plataformas cooperam Java é apenas uma entre diversas opções para este mercado.

Para aplicações simples Java é um canhão. Para aplicações complexas Java é apenas mais um entre tantos canhões. Nem bom, nem ruim: depende. Por isso que todo programador Java razoável que eu conheço programa no dia-a-dia em pelo menos mais uma linguagem.[/quote]

Isso aí!
:wink:

Curioso como Ruby sempre é a segunda opcao para o programador Java que resolve procurar alguma coisa diferente. Acontece que Ruby é famoso num nicho em particular que Java domina (servidores) e portanto nao vejo muita diferenca representada nessa escolha (a nao ser pelo fato de ruby estar muito atras do java em termos de tecnologia).

Considerando que ultimamente nao tenho ouvido falar muito na linguagem Ruby supohnho que ainda seja o efeito da onda que nos assolou algum tempo atras e ainda se manifesta em alguns.

bom… só me consertando antes que pareça que sou um dos “DA MODA”… não é meu foco… apenas baixei umas apostilas para estudar, tendo em vista que ainda nem sei pra onde vai o Ruby… pelo andar da carruagem acho que vou precisar do vovô COBOL… alguém me indica aí um bm começo ???

Falows :wink:

Err… além da filosofia de desenvolvimento completamente diferente no que exatamente “Ruby está atrás de Java em tecnologia”?

[quote=cmoscoso]
Considerando que ultimamente nao tenho ouvido falar muito na linguagem Ruby supohnho que ainda seja o efeito da onda que nos assolou algum tempo atras e ainda se manifesta em alguns.[/quote]

Err… não sei exatamente que sites você tem lido mas, por exemplo, as headlines da primeira página do InfoQ neste momento são:

E se você for algumas páginas para trás vai ver um movimento semelhante. Um ponto interessante é que o ecossistema é bem diferente de Java. Na verdade não existe um ecossistema Ruby, quem usa Ruby não tem o menor problema em usar Python, PHP, Erlang e Java em suas aplicações.

Algumas coisas interessantes qe surgiram no mainstream neste ecossistema nestes últimos meses:

• Couchdb
  • Vertebra
  • Rack (e suas implementações em múltiplas outras linguagens)
  • Tokyo Cabinet

Boa parte deles você inclusive pode usar na sua aplicação Java EE.

[quote=djemacao]Bom, vamos por partes (como um esquartejador faria):

1. Java linguagem ou plataforma?
    R. Se for linguagem, bom, duvido que tenhamos ela para usar dentro de alguns anos. Motivo? Veja as linguagens que rodam na plataforma. O fato de se tornar universal está tornando a plataforma gigante.
  2. Ruby, Python, Scala, Erlang ou todas?
    R. Todas. Mas comecem a olhar com carinho para Scala.
  3. Devo aprender a linguagem Java atualmente?
    R. Claro, se não for para usar, que seja para obter disciplina.
  4. Ruby, Python, Scala são de conceitos mais difíceis ou estranhos?
    R. Não, mas se olhar como um programador Java, será.
  5. Ruby on Rails será o futuro?
    R. Não. Se Ruby não tiver outros frameworks, fazendo frente ao Rails, será seu início e fim. O que torna o Java tão usado são as opções. Inovação vem de concorrência.
  6. Isso significa que devo esperar para ver se Rails será bastante requisitado primeiro?
    R. Conhecimento não pesa e é a única coisa que você pode carregar aos montes sem se cansar. Estude-o, mesmo que não o utilize. Pode ser que uma hora a oportunidade apareça e você já esteja preparado.
    [/quote]

Muito bem colocado, concordo !!!