Calma meus amigos amantes do Java, não sou eu quem estou dizendo essa frase, apenas a li por esses dias aqui na comunidade e gostaria de expor minha opnião sobre o assunto e começar um tópico da maneira mais saudável possível… vamos lá…
vou começar com outra frase já bastante conhecida: “Não existe bala de prata”.
Com o advento de Tecnologias como Ruby, Python e seus calhamaços de ramos e Frameworks, percebo que alguns amigos que antes eram Javeiros até os pés, hoje em dia estão migrando para o lado NEGRO da força (rsrsrsrsrs brincadeira)… simplesmente ignorando Java e tudo o que essa linguagem representou e ainda representa para o mercado e para sua comunidade. Lembro-me um tempo atrás um amigo que criou um tópico na Info com a seguinte frase “Java já era”, já se passaram 5 anos ou mais depois daquela afirmação e o que se vê é uma plataforma cada vez mais forte. Fiquei pensando, com que cara esse profissional deve estar agora ?? Se eu o conhecesse ia malhar muito da cara dele, por falar essas besteiras…
Outro dia ví um comentário de um Javeiro de alma dizendo que Ruby não sobreviverá por muito tempo… caracaaaa será que essa galera não aprende ?? Neguinho sai da faculdade bitolado em alguma coisa nova e acha que é a melhor coisa do mundo e que nunca vai acabar e será pra sempre a melhor linguagem do mundo, etc… Não há BALA DE PRATA, isso já ficou comprovado… e realmente Java tem se tornado “Canhão pra matar formigas”, tendo em vista que alguns profissionais e empresas estão pagando e pegando esse canhão pra matar suas moscas sem nem se preocupar com o rombo que farão em seus projetos e cronogramas…
Mas quero ir mais além… e vou desafiá-los com uma pergunta que eu considero relevante (se não considerarem então ignorem e fechem o POST), Será que só existem moscas no mercado ??? Onde estão os monstros e os navios que queremos derrotar ??? Só existem moscas mesmo ??? Não existe uma situação, ligeiramente que seja, suficientemente difícil e grande uma esses mata-formigas por aí não se tornam inúteis e um canhão se faz necessário ???
Será que a NASA deveria parar de lançar foguetes novos e começar a lançar Boeings para o espaço ?? Ou porque então investir em prédios super-altos se os baixos hoje estão dando conta do recado ?? Estão querendo fazer avanços na telefonia móvel, mas pra quê se a WEB já abrange todos os âmbitos da comunicação ???
Perceberam… já dizia o Filósofo ADO, A-ADO, CADA UM NO SEU QUADRADO… Fico triste em ver pessoas menos prezarem uma tecnlogia consolidada e que dá um retorno imensurável para empresas e profissionais que a usam, trocando-a por algumas tecnologias da MODA (não que essas não tenham sua importância, LEMBREM: ESCOPOOOO)… Fico triste não pela tecnologia em sí, mas pelos profissionais que se mostram modistas e incapazes de fazerem realmente uma reflexão e perceber que o grande problema de canhõs que matam formigas não está no canhão, mas no indivíduo que resolveu usar o canhão…
Só pra finalizar, uma brincadeirinha sem graça. O atirador de canhão ganha bem mais e é bem mais reconhecido que o operado de “MATA-FORMIGA”…
Abraços