E aí grandes Gurus do java, como sempre tô precisando de uma singela ajuda de vocês…
…seguinte, to precisando automatizar alguns processos rotineiros aqui na empresa e daí a primeira barreira:
Preciso acessar diversos equipamentos de rede (todos cisco), via CLI (ssh e/ou telnet), executar alguns comandos específicos e salvar o retorno destes comandos em algum lugar(um arquivo .txt por hora já seria suficiente)…
…Alguém sabe se já existe alguma API que facilita este acesso, ou até mesmo alguma API que faça essa comunicação JAVAxCISCO ? ? ?
Se não, alguém consegue me dar uma ajuda porque to perdidim, não sei nem por onde começar !
Existe uma API de comunicação serial, ideal para trabalhar com esse tipo de equipamento, chamada RXTXcomm. No entanto creio que ela não ofereça alguma interface com a porta telnet… no meu caso, como precisava somente do acesso local no cisco, utilizei somente a funcionalidade da serial e deu certo.
Ela é similar a API da Sun JavaComm, porém a vantagem é que nela há também suporte para porta paralela caso necessário.
Mais informações em: www.rxtx.org 
API especifica para Cisco nunca vi. Mas para a comunicação por socket você pode escrever um client usando a classe SocketChannel do pacote java.nio para enviar seus comandos e coletar o retorno. Também tive que automatizar alguns processos utilizando telnet (Dslams) e fiz assim.
Somente que, depois de pronto, descobri que a classe Net::Telnet do ruby já abstraía muito do que escrevi na mão: métodos para login, processamento dos dados retornados etc. Teria sido muito mais fácil rsss.
/gf.