Java+cobol,É possivel?

eae galera, eu gostaria de saber se tem como fazer integração de java com cobol, como por exemplo:em uma aplicação web ser feita toda em java, so que a parte de banco de dados ser feita em cobol.
Será que rola uma parada dessas ??
E se sim, será que alguem sabe como ou sabe de algum lugar que explique como??
valew

Sim é possível e muiot usado.
Procure por J2C no forum e no google que vc vai achar bastante coisa.

[]´s

Procure pela Java EE Connector Architecture no tutorial Java EE 5 da Sun:

http://java.sun.com/javaee/5/docs/tutorial/doc/JavaEETutorial.pdf

Sim, é possível. Eu mesmo trabalhei num projeto que usava este tipo de estrutura. Usaram um componente EJB (que por sua vez foi adquirido de terceiros) que fazia a conexão entre Java e Cobol, através de envio e recebimento de mensagens, que denominavam de “rajadas”.

Praticamentes todos os sistemas da intranet da CAIXA estão nestes moldes…Java+Cobol…inclusive muitos bancos mesmo utilizam isso…consideram seguro pois os dados são tratados pelo Cobol e a interface e algumas regras ficam com o Java.

ate mais…

Era um componente chamado SIROT, muito meia boca por sinal?

Ola,

Dependendo o ambiente que vc vai estar trabalhando isso pode ser uma tarefa relativamente simples.
Eu tive este tipo de experiencia trabalhando com servidores BEA, do lado do cobol ficava o BEA Tuxedo, do lado do java ficava o BEA Weblogic. A integração entre eles era feita atravez de um conector, proprietario da BEA, chamado Jolt, com ele a tarefa ficava simples, bastava configurar corretamente o conector, e depois chamar utilizando uma API bastante simples.

Possível é, mas oq vc quer fazer? :smiley:
Aki no Banco a comunicação é para leitura de algumas info q o MainFrame manda :smiley:

Aproveitando o tópico, alguém poderia explicar como funciona a arquitetura de sua aplicação Java+Cobol ? Esse é um assunto interessante que inclusive deveria ser um artigo de uma das revistas de Java do Brasil.

A minha arquitetura é basicamente:

BEA Tuxedo &lt – jolt – &gt EJBs &lt-- rmi - iiop --&gt jobs + appsWeb

é isso que vc quer saber?

Olá,

Funciona, porém é cobol de alta-plataforma(mainframe) ?!
Geralmente integrações desse tipo é feita via CICS ou troca de arquivos VSAM!

Abraços.

[quote=Paulo Roberto Schiavon]Olá,

Funciona, porém é cobol de alta-plataforma(mainframe) ?!
Geralmente integrações desse tipo é feita via CICS ou troca de arquivos VSAM!

Abraços.[/quote]

Ou IMS. :slight_smile:

HTTP :arrow: MVC :arrow: COMPONENTE-PRÓPRIO-CLIENTE-JAVA :arrow: COMPONENTE-PRÓPRIO-SERVIDOR-ALGOL :arrow: COBOL

[quote=luiz_ross]

Era um componente chamado SIROT, muito meia boca por sinal?[/quote]

hahahahha… é bom saber que não foi apenas eu quem sefu com isso !! :lol:

cara…mas por incrivel que pareça existem coisas muito piores !!!

valew galera pela ajuda ai , so q agr rolou mais uma duvida em relação a isso, é pq eu estou pensando em fzr o projeto final do meu curso,um sistema web pra faculdade, mais que fosse possivel ocorrer uma intereção faculdade aluno pela net de maneira mais rapida, ja que cobol trabalhar bem melhor com um banco de dados gigantesco como é de uma faculdade, e rola de fazer uma interface para usuario com java, isso seria algo viavel ou é muita imaginação minha???

Olá,

Olá, a idéia é boa, porém terá que aprender conceitos de mainframe - a curva de aprendizado é bem menor do que baixa plataforma (windows, linux, …)!

E tem mais uma coisa: vai testar em qual mainframe?! você possui um em casa?! seu vizinho?! A ibm possui particões de mainframe gratuitas para alunos - dê uma pesquisada.

Mas sobre querer dar a parte do banco de dados para o cobol + db2 para um sistema de faculdade acho um pouco de exagero!

Procure sobre sistemas distribuidos, com isso terá uma performace parecida.

Abraços!

Existem coisas a serem entendidas ainda dessa sua idéia:

-A faculdade irá fornecer o banco de dados dela ou vc vai simular os dados e depois se eles aprovarem vc implantaria o seu sistema?

-Hj, como a faculdade armazena os dados? Já são usados sistemas de alta-plataforma? Se os dados estiverem em um Oracle por exemplo, acho bobagem vc querer migrar para mainframe. Se hj a faculdade jah usa mainframe, daí sua idéia passa a ser interessante.

Mas pensa em outras coisas, como datamining por exemplo, saiu um artigo legal sobre isso na mundo java deste mês. De repente vc pode sugerir umas extrações de dados interessantes para a faculdade.

[]'s

JAVA + COBOL nao serial JABOL?

agora falando serio… é possivel sim eu mesmo estou trabalhando em um projeto que a parte da view é feita em java e a parte de controle e negocio em COBOL (o que eu acho um absurdo) mas o esquema funciona da seguinte forma eu tenho um VO de entrada que um framework que converte ele para um monte de Strings e atravez de RMI chama um metodo passando este VO em nosso caso usamos um framework que converte este VO em uma String gigantesca mandando como parametro para um programa COBOL este por vez enviara uma resposta que sera convertida em um VO pelo framework que me retornara (no metodo rmi)
um VO de saida com os dados populados vindos la do COBOL…

é sim…

A Microfocus lançou recentemente uma ferramente que permite acesso ao cobol através do java.
se chama visual cobol for eclipse. neste link tem um webinar explicando como faz a integração. eu sou do cobol e estou migrando para o java… esta ferramenta foi fundamental pra mim.

espero que tenha ajudado.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=q38WJS2oDuk&list=UUpoALa5YqA0qRUtOqUsCLQw[/youtube]