Java com 3d? Por onde começo?

Olá, eu queria fazer um projeto onde em uma janela fosse renderizado um arquivo obj que eu fiz e eu pudesse rotaciona-lo com o click e araste do mouse, eu criei este tópico para saber se eu posso fazer isso em java? Se eu posso fazer por onde eu começo? O que eu devo ler? Se eu não posso com que linguagem eu devo fazer?

Boa noite
Não sei se ajuda, mas a Java 3D API acho que pode te dar o ponta pé inicial…
Achei algumas coisas sobre o Java 3D
Algumas instruões bem simples aqui:
http://www.devmedia.com.br/introducao-a-java-3d-api/1608

Como usar, instalar, etc, aqui:
https://www.cs.utexas.edu/~scottm/cs324e/handouts/setUpJava3dEclipse.htm

O projeto mais simples dele, é o cubo… Tem uma imagem aqui que eu fiz, no meu teste.

Espero que isso possa te ajudar em algo :v
Boa sorte ae com seu AutoCad ou Blender rsrs

2 curtidas

Olá,
Tem esse Framework que renderiza modelos 3D no JavaFX, parece muito bom, http://www.interactivemesh.org/models/jfx3dimporter.html

1 curtida

Olá Chaybelucas muito obrigado pela indicação, porém eu tenho uma dúvida você falou em instalar, o usuário que quiser executar a minha aplicação terá que ter instalado o java 3d no computador?
Editado:
Eu já olhei seus links pesquisei muito mais sempre que eu executo meu projeto é lançada a seguinte exceção:
`

Exception in thread "main" java.lang.UnsatisfiedLinkError: C:\Program Files (x86)\Java\Java3D\1.5.1\bin\j3dcore-ogl.dll: Can't load IA 32-bit .dll on a AMD 64-bit platform
at java.lang.ClassLoader$NativeLibrary.load(Native Method)
at java.lang.ClassLoader.loadLibrary0(Unknown Source)
at java.lang.ClassLoader.loadLibrary(Unknown Source)
at java.lang.Runtime.loadLibrary0(Unknown Source)
at java.lang.System.loadLibrary(Unknown Source)
at javax.media.j3d.NativePipeline$1.run(NativePipeline.java:189)
at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)
at javax.media.j3d.NativePipeline.loadLibrary(NativePipeline.java:180)
at javax.media.j3d.NativePipeline.loadLibraries(NativePipeline.java:137)
at javax.media.j3d.MasterControl.loadLibraries(MasterControl.java:948)
at javax.media.j3d.VirtualUniverse.<clinit>(VirtualUniverse.java:280)
at main.Static3DWorld.createCanvas3D(Static3DWorld.java:33)
at main.Static3DWorld.<init>(Static3DWorld.java:25)
at main.Static3DWorld.main(Static3DWorld.java:71)

`

Ola Andrauss, achei muito legal esse framework, você conhece algum tutorial para me recomendar?

O próprio site tem alguns códigos de exemplo mas nunca usei a biblioteca, não tive oportunidade ainda :grin:, mas já baixei os exemplos e testei. Funciona.

1 curtida

Esta bem vou dar uma olhada

Fala mano, tudo certo?
Cara, eu acho que não vai ser preciso instalar nada. Na verdade, eu fico na dúvida. Eu vou testar assim que possível. Ocorre que, pra usar as bibliotecas, ce teve que incluir o jar e alterar umas propriedades e selecionar a pasta bin do Java 3D. Então, acho que precisa ter instalado sim… De toda forma, vou fazer uns testes depois.

Sobre esse erro, não vou poder ajudar, porque é a primeira vez que vi esta API, pesquisei querendo ajudar apenas. Aqui no meu, rodou normalmente, ao menos o exemplo do cubo…
Windows 10, processador x64, IDE Eclipse, Java 1.8.0

Encontrei isso aqui agorinha. Não é referente ao Java 3D, mas o erro foi semelhante.

1 curtida

Ok, mais mesmo assim muito obrigado por ajudar :slight_smile:

1 curtida