A mais nova versão do Ubuntu 7.04 codinome Feisty Fawn lançado nesta quinta-feira 19/04 já vem com várias ferramentas para desenvolvimento Java, veja algumas delas:
:arrow: JDK 6.0
:arrow: Glassfish
:arrow: Java EE server
:arrow: NetBeans
:arrow: Java BD
Baixei ontem, acabei de instalar agora pouco e já estou baixando o eclipse, o glassfish e o jdk. Simplesmente show de bola. Não precisa nem dar apt-get, tem o sinaptic que faz isso na base do NNF.
Eu também achei muito legal, mas vcs viram como é o esquema?
erick@Lebeziatnikov:~$ sudo apt-get install netbeans5.5
Password:
Lendo Lista de Pacotes… Pronto
Construindo Árvore de Dependências
Lendo informação de estado… Pronto
Os pacotes extra a seguir serão instalados:
netbeans5.5-platform
Pacotes sugeridos :
sun-java5-source sun-java6-source netbeans5.5-doc netbeans5.5-platform-ja
netbeans5.5-platform-pt netbeans5.5-platform-zh
Os NOVOS pacotes a seguir serão instalados:
netbeans5.5 netbeans5.5-platform
0 pacotes atualizados, 2 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.
É preciso fazer o download de 4736kB de arquivos.
Depois de desempacotamento, 13,1MB adicionais de espaço em disco serão usados.
Quer continuar [S/n] ? S
Obtendo:1 http://archive.ubuntu.com feisty/multiverse netbeans5.5-platform 5.5-0.59 [4701kB]
Obtendo:2 http://archive.ubuntu.com feisty/multiverse netbeans5.5 5.5-0.59 [34,1kB]
Baixados 4736kB em 2m52s (27,5kB/s)
Selecionando pacote previamente não selecionado netbeans5.5-platform.
(Lendo banco de dados … 195978 arquivos e diretórios atualmente instalados.)
Descompactando netbeans5.5-platform (de …/netbeans5.5-platform_5.5-0.59_all.deb) …
Selecionando pacote previamente não selecionado netbeans5.5.
Descompactando netbeans5.5 (de …/netbeans5.5_5.5-0.59_all.deb) …
Instalando netbeans5.5-platform (5.5-0.59) …
Instalando netbeans5.5 (5.5-0.59) …
[b]This package is an installer package, it does not actually contain the
NetBeans IDE. You will need to go download the IDE from:
and place the file in /tmp (with root.root ownership) now.
[/b]
[Press RETURN to try again, ‘no’ + RETURN to abort]
Ou seja, eu tenho que fazer o apt-get, ir na página do netbeans, baixar, colocar no /tmp pra ele terminar de instalar. Não sei pra vcs, mas isso pra mim é ridículo. A instalação do eclipse é completa a muito tempo e a SUN vem anunciar isso agora como integração?
If you tried to install NetBeans from multiverse of the latest version of Ubuntu (Feisty Fawn) you might have noticed the actual packages are not there yet and the installer says you need to obtain the IDE separately. This is just a temporarily workaround for a licensing issue and full NetBeans packages should appear soon (the update has already been uploaded by Sun).
Ué, e isso deixa de ser ridículo só porque vai ser consertado no futuro? Concordo com o lebeziatnikov, não é integração. Fora que isso também acontece com o source do Java no Edgy (não sei no Feisty). E fora que não é tão novidade assim porque o Eclipse e o JDK 6 não são novidade do Feisty.
O processo continua ridículo. A palavra é forte mas é isso mesmo, o processo para a pseudo-integração parece piada.
É claro também que um dia eles vão consertar, não dá pra ser assim pra sempre. O fato é. que anuncio foi feito em torno de algo que parece meio forçado, feito às pressas e mal integrado.
Veja também que essa informação foi encontrada em um post minúsculo do blog de alguém que trabalha na sun, e não é nada muito esclarecedor.
De qualquer forma, repito que a iniciativa é mesmo muito boa, mas continuo achando a crítica válida.
Se viesse com o Eclipse ia virar baba formatar as máquinas da Caelum :P[/quote]
E porque não formata? basta instalar o feisty e os pacotes necessários, depois instalar o AptOnCD e gravar no cd os pacotes que você instalou ai fica fácil fácil replicar nas outras maquinas.
obs: o aptoncd já está nos repositórios do ubuntu feisty.
Até a versão 6.10 o Eclipse está no repositório multiverse, mas como a jdk não era livre, ele era compilado com a versão “source free” do java e isso dava uma certa lentidão. De qualquer forma eu sempre crio uma pasta java e instalo tudo lá: tomcat, Eclipse, outras aplicações java. Na hora de migrar/disponibilizar pra galera, zipo o arquivo e mando. Já com todas as configurações (coisa que um repositório não vai nunca fazer pra você).
Outra coisa: o jdk já existia também no repositório multiverse com o nome de sun-java5-jdk ou sun-java5-jre. Não precisava baixar nada à parte, só ter o repositório correto. Não entendi o drama.
De qualquer forma, como é livre agora, pode ficar em repositório Universe padrão da vida.
Agora, para várias atualizações, o legal é manter um http-replicator em uma máquina e usar ele para que ele verifique se o pacote já tá baixado antes de tentar a net. Poupa banda e paciência:
Ubuntu é legalzinho, tenho ele no laptop. Fiz a atualização este final de semana e foi uma desagradável surpresa ver que aplicações Swing não conseguiam ser renderizadas, deixando o conteúdo da janela todo em branco. Sugestões?