Java com banco de dados

Ola a todos !!!

Sou iniciante em java, estou fazendo um aplicatico que a principio vai ter cadastro de clientes, produtos, fornecedores e financeiro e estou usando o MySql. Ja consegui fazer a conexao, o cadastro de clientes ja funciona, porem estou com algumas duvidas:

  1. Eu queria abrir todas as tabelas de uma so vez quando o programa e aberto, mas nao sei como. Estou abrindo a tabela de clientes quando abro o formulario de clientes, o que torna a aplicacao lenta, pois sempre que abro o formulario tenho q fazer novamente a conexao com o Mysql e ainda tem produtos, fornecedores , etc.

  2. O sistema vai rodar em rede, entao preciso que os dados no JTable mostre o que existe no BD em tempo real. Exemplo: maq 1 deleta um cliente, este neste exato momento este cliente deletado tem q desaparecer na maq2. Eu teria que utilizar um Time para executar um select a cada x segundos???

Na empresa onde trabalho se usa o Visual Fox-Pro 9.0 e estou convencendo o pessoal a migrar para Java por varios motivos. Em VFP
não existem estas dificuldades q estou encontrando em Java, por isso estou um pouco perdido, peco que me ajudem para que eu convenca o pessoal a migrar !!!

Adriano,

depois de você abrir uma conexão, no fim do bloco try você está fechando ela no finally? isso pode ser um dos motivos pela demora.

Você pode ter vários ResultSet com varias consultas feitas com um unico objeto de conexão, talvez você possa dar uma olhada em Pool de Conexão também, mas você ficar com a conexão abeta o tempo todo não é uma boa.

Você poderia usar o comando
Thread.sleep(3000); para o Sistema esperar 3 segundos e executar a query.

mas acredito que o ideal no seu caso era usar os métodos wait e notifyAll, se você puder dar uma lida acredito que seja o que você procura.

Valeu pelas dicas, mas consegui de outro modo.
Declarei o metodo conecta() como static, agora eu faco a conexao no formulario principal e consigo acessar em qq janela, sem ter q conectar de novo. A aplicacao ficou muito, muito mais rapida !!!

Fiz uma thread ela esta funcionando, nela eu fiz um select e salvo numa variavel result e atualizo na grade. So que assim nao resolve eu preciso chamar o metodo atualizaFormulario() a partir da thread, o que nao estou conseguindo…