Java com porta usb,serial,etc

galera seguinte sou novo no java sei que já estou querendo algo complexo mas é dúvida pra futuros projetos mesmo gostaria de manipular porta serial,usb

meu primo é está se formando eng. eletricista e ai já viram né eu programador e ele eng. dá pra brincar bastante

estava fuçando na net e vi sobre porta serial mas e paralela, alguém sabe livro,curso ,tutorial,documentação oq puderem recomendar é de grande ajuda

grato pela atenção

Eu também nunca mexi com isso, mas um começo é estudar a API Javacomm:

http://java.sun.com/products/javacomm/

Eu acho que hoje essa é a API mais usada hoje. Tem a rxtx também, seria bom ver as diferenças.

Falou.

Pois é… Devido o Java ser multi-plataforma, não há classes na versão standard para manipular o hardware através do sistema operacional.

Me lembro de um projeto que um software em Java teria que manipular um leitor de código de barras…
A solução que usaram foi usar bibliotecas em C que faziam chamadas ao sistema operacional, porém isso fez o sistema perder a portabilidade.

Se não houver api específica pra isso, talvez você possa seguir o mesmo caminho.

vlw ai pelas dicas entaum essa javacomm eu peguei um tuto que mexe com porta paralela só não consegui baixar a api :s se alguém puder ajudar ah entaum sobre o sistema operacional seria fixo não seria multiplataforma mesmo perdendo isso com o java não teria problema pra mim

Ei, como você conseguiu um tutorial para porta paralela ?

Obrigado !