Java? como é? como funciona?

4 respostas
Chip

Bom! eu andei lendo um pouco e fui ficando cada vez mais curioso, infelizmente não chei um botãozinho de procurar aqui no forum e por isso decidi postar. pelo que andei lendo a linguagem necessita de uma interpretador para poder fazer o relação do que vc códifica e a máquina, como se fosse um servidor. Bom li tambem que a melhor maneira de se aprender é pegando na massa mesmo utilizando o notepad ai vem uma dúvida onde baixar o tal Javac? e é necessário alguma outra ferramenta para rodar o que foi desenvolvido? qual o rotina correta para o desenvolvimento (escrita, complilação, execução). bom lembrando que não entendo nada, absolutamente nada, por isso se eu estiver escrevendo umas besteiras não fiquem sangados falow.
Vamos lá continuando, lí tambem que são necessários fazer downloads de plug-ins. pra quê? e por que? eu poderia desenvolver os meus próprios plug-ins? outro detalhe se eu for programar para celular vou usar uma plataforma e se for programar para desktop vou usar outra plataforma? e as diferenças desses negócios de JDK 6, JDK 6 with Java EE, JDK 6 with NetBeans 5.5, Java SE 6 JDK Source Code o que baixar?
Bom! to afim de aprender e este foi o primeiro passo, desde ja agradeço aqules que puderem me ajudar.

4 Respostas

_Renatu

Bom, é bem difícil responder uma pergunta tão ampla assim…

Os programas em java são compilados pra bytecode, e não para código de máquina. Este código em bytecode é interpretado por uma maquina virtual (JVM) que roda o programa. Desta forma podem ser (e são) desenvolvidos JVM para diversas plataformas, como windows, linux, celulares, palms, etc…

Existem diversos “pacotes” do java… JSE (Standard Edition) que basicamente programa para desktops, JEE (Enterprise Edition) que conta com classes para desenvolver aplicações web e distribuídas… JME (Micro Edition) para programação para pequenos dispositivos (palms e celulares).

No site da sun você consegue toda a informação que você precisa sobre tudo isso, aqui é só um resumo. Lá tambem que você consegue baixar os JEE, JME, JSE…

Alguns downloads vem com o Netbeans. O Netbeans é uma ferramenta de desenvolvimento, uma IDE. Existem várias no mercado, e o objetivo é facilitar o desenvolvimento do seu projeto, pra voce nao ficar dependendo de Notepad a vida toda.

Algumas dicas: para aprender java, aprenda MUITO bem programação orientada a objeto. Chega a ser mais importante que a própria linguagem em si.

Qualquer duvida pergunte aqui. Boa sorte.

neofito

Olá.

A melhor forma de aprender é colocando a mão na massa mesmo. Você tem muitas dúvidas, e que bom que você tem dúvidas! Isso mostra que você é curioso e que quer conhecer mais.

Se você nunca programou, aconselho procurar material sobre introdução à programação, algoritmos, estruturas de dados, etc. Mas se você já conhece programação (já programou em alguma linguagem), a Caelum disponibiliza uma excelente apostila, com um material voltado para quem está iniciando em java. Procure no site deles e leia a apostila, você vai encontrar a resposta não de todas, mas de muitas dessas suas dúvidas.

:wink:

P

Caro Chip:

Também realizei algumas leituras inspecionais para me aventurar na linguagem Java, mas não me acertei com o Notepad. O que sei sobre a linguagem é recente e foi conseguido às duras penas nas três últimas semanas. E na esperança de ajuda-lo, ou que algum “guru” nos redirecione para aprendermos Java de modo mais eficiente, vou relatar o que já consegui até então. O que se segue, é um monólogo tranquilizador de iniciante para iniciantes.

[list]Primeiramente, confesso que já conhecia os conceitos básicos da orientação a objetos, quando no ano passado me interessei por Delphi. Agora, verificando a necessidade de interiorizar esses conceitos, e por não ter procurado ainda uma obra específica sobre o assunto, tenho lido e relido Programação Orientada a Objetos: uma abordagem com Java de Ivan Luiz Marques Ricarte; um trabalho compacto, mas extremamente esclarecedor para o leitor-aprendiz habituado a reflexões, a buscas.[/list]

[list]Como me perdi no Notepad, segui os conselhos do Caíque Cardoso (e de inúmeros webautores): baixei e instalei o J2SE 6 (são tantos os JOTAS, que nem sei se baixei o JOTA correto…) e a IDE Eclipse 3.2 em minha máquina (P4, Windows XP Home Edition). Também vale ressaltar que o trabalho do Caíque é simplíssimo, o que o torna apropriado para os primeiros contatos de novatos autodidatas: ótimas ilustrações com telas e mais telas, servindo de guia![/list]

[list]Ao final das instalações, entendi que se deve adicionar o diretório bin do JDK à variável de ambiente PATH do Windows, de modo a “deixar as ferramentas de desenvolvimento (compilador, interpretador, etc.) disponíveis para execução em qualquer diretório”; conforme registrado no ESJUG. Entretanto, só consegui êxito com as configurações apontadas por Renato Pereira Back, que além de mostrar a importância da PATH, também trata com detalhes da criação da variável CLASSPATH.[/list]

[list]Partindo dos tópicos elencados acima, montei um cronograma de 50 horas de estudos para iniciar minha alfabetização em Java, acreditando que as 5 horas semanais a ela dedicadas não trarão prejuízos às minhas demais atividades, que não são poucas. Acredito, ainda, que precisarei montar um “Jardim II” para estudar as interfaces gráficas em Java, os eventos AWT, etc.[/list]

[list]Além dos conteúdos presentes nos links citados, também utilizo o Caelum FJ-11 e o Curso de Java Básico, de Fábio Mengue, para leituras complementares; sendo o livro Universidade Java, 2ª Ed., de Franco e Yoshida, o meu principal material de estudo.[/list]

Este é o meu primeiro post aqui. Só me registrei para te dizer que toda essa aflição inicial é comum a todos. Eu também estou passando por ela agora. Aprender o novo dá medo! Ô, se dá!.. Faça um plano de estudos que tudo começará a se organizar em sua mente.

Sucessos!

[color=white]…[/color][color=gray][size=12]pau[/size][size=26]l[/size][size=12]ch[/size][/color]
[color=black][size=9]Águas Claras-DF[/size][/color]

[size=10]8º Fórum Internacional de Software Livre[/size]

LPJava

o paulo falou tudo :D!! o ponto principal quando estamos se alfabetizando eh controlar a ansiedade!! “o querer aprender tudo de vez”, web, j2se, movel… isso vai aparecer na sua mente mais fuja por enquanto… o fundamental nesse momento eh aprender o ABC da linguaguem e pronto e se programar… e ter bibliografias confiaveis para ler… nao recomendo ficar pegando 200 materias na net e hoje ler um amanha ler outro… deve ter um guia de estudo, nao to dizendo para nao pode usar outro material… mas deve ter um guia… tipo deitel, kathy sierra… caso for ler um livro senao vc pega algumas apostila que ja tem boas tradições na qualidade do material e ler. Se vc fizer uma busca aqui no forum somente nessa parte “java basico” vai muitos topicos do seu interessante faça isso e nao veja como perda de tempo muito pelo contrario…

abração e boa sorte qualquer coisa…so gritar :smiley:

Criado 17 de fevereiro de 2007
Ultima resposta 19 de fev. de 2007
Respostas 4
Participantes 5